TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/5/2015  •  Artigo  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E AS ORGANIZAÇÕES

                                                                                           Adriana Rocha Da Silva

Cristiane Alves Lima Silva

Denis Mauro Alves Dos Santos

Elias Freire Dos Santos

Laine Cristina De Carvalho Fonsêca

        Ellen Cristina Ferreira dos Santos

RESUMO: O trabalho apresentado tem por finalidade retratar em sua essência a empresa Veracel e seu posicionamento referente à sustentabilidade, seus projetos e suas ações voltadas ao meio ambiente. Veremos que a empresa veracel e as empresas, da para produzir e a o mesmo tempo ter ações sobre sustentabilidade que irão lhe dar grandes resultados, sendo na empresa como na sociedade onde esta firmada.

Temos como objetivo mostrar que as ações sustentáveis não são só feito por uma parte chamada empresa, mas sim pelos colaboradores da empresa, pelas empresas parceiras e também pelas comunidades vizinhas a fabrica de celulose que tem se conscientizado que sustentabilidade é um dever de todos mais sim uma necessidade de urgência. 

Uma das suas ações e o monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas (Bitar & Ortega, 1998).

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Comunidade e Organizações

 

INTRODUÇÃO

        O objetivo deste artigo é determinar que o papel de uma organização é um fator importante na busca por desenvolvimento local sustentável, e isto é adquirido através de ações de responsabilidade social e ambiental, utilizando como estudo de caso a empresa Veracel Celulose, com sede em Eunapolis (BA). A sua produção integrada, que consiste nos processos das unidades florestal, industrial e de logística, começou em 2005, com o início das operações da Fábrica, e está na região desde 1991, com as atividades florestais. Com investimentos de US$ 1,25 bilhão, foi implementado uma unidade com a capacidade de produzir 1,2 milhão de toneladas por ano, gerando 3.345 empregos diretos (705 próprios e 2.640 terceiros). Esse empreendimento é fruto da parceria de duas grandes empresas do setor de celulose e papel – a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso. A escolha por trazer a Veracel como nosso estudo de caso se deve ao fato da mesma possuir abrangência em vários municípios do Extremo Sul da Bahia caracterizando-se como uma organização de grande importância para a região.

A hipótese deste estudo é explanar a participação da Veracel Celulose no processo de desenvolvimento interligados as ações de cunho social e ambiental visando auxiliar a consolidação dos aspectos socioeconômicos da região, principalmente por meio dos incentivos e parcerias com outros setores da sociedade. Através de uma breve revisão bibliográfica trouxemos neste, definições do termo Sociedade sustentável e a sua correlação com o desenvolvimento da comunidade. Na seqüência foram coletados dados sobre as ações sociais e ambientais praticadas pela Veracel, que serviram para identificar o papel desta organização no processo de desenvolvimento local.

DESENVOLVIMENTO

Sociedade sustentável é aquela que consegue suprir suas necessidades de produção, consumo e crescimento sem comprometer as bases para o desenvolvimento das futuras gerações.  Se mantiver sem comprometer os recursos naturais, utilizando apenas o que ela consegue repor.  É viver de forma economicamente viável, ecologicamente correto, portanto, caminhar no sentido do desenvolvimento sustentável, equilibrando o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida.

2.1        PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

a) Uso racional de água e energia;

b) Captação e uso da água das chuvas;

c) Preservação do meio ambiente;

d) Desenvolvimento de sistema de reciclagem de lixo e reuso de materiais sólidos;

e) Incentivo e uso de meios de transportes coletivos, bicicletas, veículos elétricos e outros que não poluem o ar;

f) Utilização racional e controlada dos recursos naturais e minerais do planeta Terra;

g) Diminuição do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel), os principais causadores do aquecimento global e das mudanças climáticas;

h) Uso de fontes de energias renováveis e limpas como, por exemplo, eólica e solar;

i) Implantação de sistemas de educação ambiental nas escolas;

j) Ampliação, preservação e manutenção de áreas verdes (parques, bosques, jardins públicos);

K) Incentivo aos moradores para que estes plantem árvores em suas calçadas, aumentando assim a arborização urbana;

l) Incentivo e aumento das áreas agrícolas destinadas à produção de gêneros alimentícios (frutas, verduras e cereais) orgânicos;

A principal dificuldade para a implantação e desenvolvimento de uma sociedade sustentável é o fator econômico. Muitas empresas, buscando baratear os custos de produção, optam por processos produtivos poluentes e não sustentáveis.

Faltam também incentivos dos governos, que visando obter cada vez mais impostos, não criam sistemas de incentivos fiscais para práticas sustentáveis.

Os cidadãos, principalmente de países pobres ou em desenvolvimento, possuem pouco esclarecimento sobre a importância do desenvolvimento sustentável para a qualidade de vida atual e das futuras gerações.

O objetivo deste artigo é definir que o papel das organizações é um fator importante na busca por um desenvolvimento local sustentável, mais especificamente por meio de ações de responsabilidade social e ambiental, utilizando como estudo de caso à empresa Veracel Celulose a qual é fruto da parceria de duas líderes internacionais no setor de celulose e papel, a brasileira Fibria e a sueco-finlandesa Stora Enso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com