TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  22/5/2021  •  Resenha  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

UNIBF - União Brasileira de Faculdades

 MBA em Gestão de Obras na Construção Civil

ATIVIDADE AVALIATIVA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Aluno: Luciano do Couto Funari

As empresas são organizações nas quais as pessoas convergem para trabalharem juntas em prol de atingir objetivos que sozinhas nunca alcançariam, Magretta (2002, p.21). Metaforicamente falando, poderíamos compará-las a organismos vivos cujas atividades vitais dependem do funcionamento pleno e saudável de suas células. O equilíbrio de todo esse ecossistema interno é responsável por manter a sobrevivência, estimular o crescimento e estender a longevidade delas.

Como foi explanado em vídeo aula sobre o Seminário Digital da Gestão Empresarial, podemos tomar como base argumentativa de nosso entendimento sobre a matéria estudada o pensamento do empresário do ramo varejista Abílio Diniz, no qual propõe que todas as organizações são formadas basicamente de pessoas e processos. Esses dois componentes precisam estar concatenados entre si de forma harmônica para tornar possível o desempenho conjunto, Côrte Real (2012, p.12). Nesse cenário, entendemos que a gestão empresarial se encaixa nessa relação como sendo a disciplina que rege a atividade coletiva no intuito de levar as empresas a obter êxito em suas atividades-fim.

Os processos da gestão empresarial visam a organização da rotina, definição de metas, planejamento de estratégias, execução coordenada das ações laborais, redução de custos e desperdícios, prestação de contas às metas traçadas e desenvolvimento de lideranças. Enquanto que, por outro lado, para todo o conjunto das pessoas envolvidas na execução desses processos, as quais podemos chamar de stakeholders (clientes, proprietários, acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade), lhes importa diretamente a capacidade da empresa em agregar valor aos seus propósitos. O quanto ela contribui para o desenvolvimento do mercado e sociedade, assim como o resultado progressivo que entrega para a sua própria sobrevivência e crescimento.

Para a melhor organização e fluidez dos processos, destacamos a adoção de sistemas integrados de gestão. São ferramentas essenciais para operação, organização e controle das atividades empresariais. É de alta importância estratégica a implantação e aperfeiçoamento de softwares para gerenciar os processos operacionais e os documentos armazenados em bancos de dados, além da capacitação e treinamento de toda a equipe em manuseá-los. A gestão operacional se torna mais eficiente quando dispomos de gráficos e relatórios com dados precisos e atualizados de forma simultânea. Permitem a leitura analítica, comparação e avaliação de indicadores sobre a sua performance, capacidade produtiva e custos para balizar as tomadas de decisões dos gestores.

Aliado à evolução da gestão de processos que discorremos acima, acreditamos que os bens e serviços provenientes dessa cadeia produtiva precisam carregar em si atributos intrínsecos à filosofia da empresa para lhes conferir maior grau de autenticidade. Fazer com que os valores percebidos pelos consumidores se aproximem dos pontos positivos que a empresa acredita possuir é o grande desafio do empreendedorismo. Em busca desse alinhamento, a comunicação corporativa deve ser muito clara no que se refere à transmissão dos valores da empresa, expectativas da alta direção e política organizacional. Todos os colaboradores devem estar alinhados com a cultura da corporação, assim como dos planos e metas definidos no planejamento tático e estratégico. As políticas organizacionais geralmente refletem o plano traçado em direção à realização de um objetivo e orientam as pessoas no sentido de buscar o cumprimento dessa meta da maneira mais coesa possível, sobretudo em situações que requeiram algum julgamento prévio antes de qualquer ação necessária. Basicamente, servem como guias gerais de ação, para que as pessoas façam escolhas semelhantes ao se depararem com situações similares. Em suma, é promover a autonomia visando a excelência descentralizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com