TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA UNIP - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  1.243 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

RIBEIRÃO PRETO

2014

[pic 2]

COLABORADORES:

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

*** CONTABILIDADE

Um estudo em uma empresa de pequeno porte.

Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

Orientador:

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS da UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP.

RIBEIRÃO PRETO

2014

RESUMO

O trabalho consiste no estudo de estrutura organizacional, aplicada a empresa *** Contabilidade. O Método utilizado é o estudo de caso com o objetivo de estudo da empresa. Especificamente, o estudo concentra na estrutura organizacional da empresa no ramo de prestação de serviços contábeis. O objetivo principal foi investigar a estrutura organizacional da empresa, sua organização para execução de serviços, como a estrutura contribuiu para a eficiência na execução e alinhamento de seus processos em relação a estratégia empresarial. A teoria tem foco nos temas relacionado a estrutura organizacional, apresentação da empresa, força de trabalho, produtos principais e insumos.

ABSTRACT

The work consists of the study of organizational structure, the company applied. The method used is the case study with the aim of studying the company. Specifically, the study focuses on the organizational structure of the company in the business of providing financial services. The main objective was to investigate the company's organizational structure, its organization to perform services such as structure contributed to the efficiency in the implementation and alignment of their processes in relation to corporate strategy. The theory focuses on topics related to organizational structure, company presentation, workforce, major products and inputs.


LISTA DE IMAGENS

Imagem 1: Organização Formal

Imagem 2: Estrutura Horizontal

Imagem 3: Estruturas Hibridas ou Combinadas

Imagem 4: Estrutura em Rede Criativa

Imagem 5: Organograma Companhia Hering

Imagem 6: Pirâmide Invertida

Imagem 7: Organograma da Empresa – Estrutura Celular


SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        09

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

2 ESTUDO DE CASO        15

2.1 Perfil da Organização        15

2.2 Estrutura Organizacional        16

3 ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS        17

3.1 Análise da Empres        17

3.2 Sugestões de Melhorias        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

ANEXOS        19

Imagens        19

Foto da Empresa        22

Formulario de Composição de Equipe        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

A Atividade Pratica Supervisionada aqui apresentada traz um relatório da Estrutura Organizacional em determinada empresa. Analisamos a empresa *** Contabilidade, que presta acessória contábil para outros empreendimentos.

        Atualmente, é prestado serviço para outras 25 empresas e pessoas físicas, de diversos ramos de atividades, como restaurantes, comércios, prestadoras de serviços, médicos e advogados.

A empresa atua sob a razão social ////, e utiliza o nome fantasia *** Contabilidade, e tem como principal atividade a prestação de serviços contábeis.

        A maior parte dos clientes é de Ribeirão Preto, pois a cidade possui um polo industrial e comercial bem vasto, onde a demanda de serviços contábeis é bem valorizada.

        A contabilidade não possuía outros funcionários, apenas o contador, porém recentemente foi contratado um auxiliar contábil que, juntamente com o dono da empresa, é responsável por todas as tarefas e serviços prestados. A principal preocupação do contador é transmitir aos clientes a segurança e a confiança de um serviço de qualidade, para que os clientes fiquem sempre satisfeitos, marca registrada do contador.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis da alçada e dos processos decisórios visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA,2006)

“Se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. É um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos em relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição. ” (CHIAVENATO, 1983)

“Nascemos, somos educados, trabalhamos, nos divertimos e morremos em organizações” (Amitai Etzioni).

Em seu livro "Organizações Modernas" (1964), Etzioni relata as conclusões de sua pesquisa sobre os diferentes tipos de organizações classificando-as em três categorias, analisando e comparando o controle e a autoridade:
1) Organizações especialistas: alto nível de especialização das pessoas, predominando autoridade e técnica;
2) Organizações não especializadas : atividade de produção de bens; definição de objetivos específicos e controle de metas;
3) Organização de serviços: atividades de serviços; as pessoas não são vinculadas a organização, tendo uma atividade temporária que pode ser definida por uma tarefa específica; o vínculo se dá por contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (594.1 Kb)   docx (634.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com