TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONDUTA E CIDADANIA EM SALA DE AULA

Ensaios: ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONDUTA E CIDADANIA EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 7



Sumário

INTRODUÇÃO

Existe uma grande discussão sobre o papel da escola diante das transformações pelo as quais o mundo vem passando e é exatamente isso que vamos abordar nesta ATPS.

Analisamos que os sistemas escolares apresentam sérios problemas, pois, ao mesmo tempo em que são aguardadas tantas expectativas em relação à educação, as políticas que a ela se aplicam encontram-se mais preocupadas com interesses reduzidos para a educação. Ao mesmo tempo em que a educação é responsabilizada por uma série de problemas de ordem social, moral e econômica, ela é também considerada como elemento fundamental para a reestruturação econômica, para a solução de problemas sociais e culturais de pura emergência. Por outro lado, não se pode fechar os olhos a função da educação como fator de desenvolvimento econômico e social de um país. Assim, ela deve estar atenta às mudanças no contexto e às exigências da sociedade do conhecimento, colocando-se lado a lado com o progresso, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, formando pessoas dinâmicas, criativas, sensíveis, capazes de trabalhar em equipe, e que estejam devidamente habilitadas para enfrentar um mundo que vive um processo de mudanças. Eis ai o atual e grande desafio da educação brasileira!

ETAPA 1

A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA E DEMOCRATICA NO CONTEXTO ATUAL

PASSO 1 - ESCOLHER UMA DAS SITUAÇÕES A SEGUIR, E

DISCUTIR SOBRE UMA PROPOSTA QUE ENVOLVA UM ESTUDO DE CASO:

OS PROFESSORES NÃO PODEM TER DIFERENTES CONDUTAS PARA CONTROLAR A DISCIPLINA, PARA TOMAR DECISÕES DE ORDEM MORAL OU PARA DESENVOLVER PRATICAS DE CIDADANIA.

1.1. PASSO 2 – APRESENTAR A SITUAÇÃO, CONTEXTUALIZANDO A REALIDADE ESCOLAR E O SEGUIMENTO DE ENSINO, ENTRE OUTROS DETALHES:

Uma aluna em seu primeiro ano de ensino sofreu bullying de uma colega de sua classe, pois a sua colega a ofendeu chamando-a de gorda e a aluna ofendida revidou chamando a mesma de negra, ambas foram chamada para conversar e o professor convocou as suas respectivas mães à escola.

O professor por sua vez não teve uma conduta correta, pois ele achou que a ofensa da aluna que chamou a sua colega de gorda não foi agressiva, quanto a que a chamou de negra e queria expulsar a aluna que chamou a colega de negra, a mãe da aluna achou um absurdo, pois o professor não tomou a decisão certa na ordem moral e não utilizou práticas da cidadania, a mãe da aluna levou o caso para a direção e o professor foi demitido da escola.

PASSO 3 – APRESENTAR POSSIBILIDADES DE SOLUÇÃO ENVOLVENDO A LEGISLAÇÃO, A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOCUMENTOS DE REGISTRO:

Constituição Federal Cap.III Seção I da Educação

Art. 206. De acordo com esse, deve haver igualdade de condições para que haja o acesso e permanência do aluno na escola. O professor relatado, na história acima não agiu corretamente

ao querer expulsar a aluna que chamou a outra colega de negra, pois ambas agiram errado, e não existe grau de elevação para o preconceito ou desrespeito com o próximo. O professor deveria ter trabalhado com as alunas, inserindo práticas dentro da sala de aula, sobre o respeito ao próximo de diferenças sociais, culturais, raciais, e não, querendo excluir a aluna da escola, tirando o direito de ensino e educação da mesma, pois segundo o Artigo 208. § 1º O acesso ao ensino é obrigatório e gratuito e é um direito público subjetivo e o § 2º diz que o não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

ETAPA 2

ESTRUTURA DO ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

1.2. PASSO 1 – LER A SITUAÇÃO PROBLEMA A SEGUIR:

Um pai de aluno foi até a secretaria da educação e questionou sobre os recursos aplicados para se alcançarem os objetivos do Plano Nacional da Educação (PNE). Gostaria inclusive que fosse apresentado um documento descrevendo os impostos federais, os da esfera estadual e os arrecadados no município que são utilizados na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

PASSOS 2 - PESQUISAR E DESCREVER OS OBJETIVOS DO ATUAL PNE. REGISTRAR O EMBASAMENTO LEGAL E AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Art. 1º Entra em vigor o PNE – 2011/2020 (Plano Nacional de Ensino) no Art. 214 da Constituição Federal de 88, trazendo como

diretrizes no art. 2º:

I - erradicação do analfabetismo;

II - universalização do atendimento escolar;

III - superação das desigualdades educacionais;

IV - melhoria da qualidade do ensino;

V - formação para o trabalho;

VI - promoção da sustentabilidade socioambiental;

VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País;

VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto;

IX - valorização dos profissionais da educação; e

X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.

Baseando-se nisto, estabelece as seguintes metas:

Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.

Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com