TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁCTICA DE SUPERVISÃO DA METROLOGIA

Relatório de pesquisa: ATIVIDADE PRÁCTICA DE SUPERVISÃO DA METROLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE METROLOGIA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André como exigência parcial para aprovação na disciplina METROLOGIA no curso de Tecnologia em Mecatrônica e Automação Industrial, turma TMTIS 3A.

Prof.

Santo André, SP

2012

Apresentação

Nesse trabalho supervisionado apresentaremos o desenvolvimento com um Relatório Técnico de uma pesquisa das atividades do Controle Dimensional da empresa SAM CAMS PERFORMANCE LTDA. Esse Relatório será importante para a construção de novas dimensões em nossa formação profissional com uma visão aprofundada e ampla na metrologia e controle de qualidade.

SUMÁRIO

A Empresa SAM CAMS PERFORMANCE LTDA servirá de base para a pesquisa, escolhemos essa empresa por fácil acesso pelo que vamos precisar pesquisar. O contato que temos é do aluno Robson Mendes Rodrigues com o Empregado Wilson Roberto Medea que exerce a função de Operador de Máquinas onde nos dará todo apoio possível.

Quadro de Funcionários:

• 04 na Área Industrial

• 02 na Administrativa

• 01 no Controle de Qualidade

• 01 na Metrologia

A Empresa é fabricante de Comando de Válvulas para carros e motos.

Clientes

• SPA Turbos;

• Fôlego Turbos;

• Samacar Retífica de Motores;

• Race Force Performance Parts;

Definição de Unidades de Medidas

Refere-se aos conceitos básicos, dos métodos da medição, dos erros e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na representação das grandezas físicas, bem como da caracterização do comportamento estático e dinâmico dos sistemas da medição.

O controle estrutural preocupa-se com o material que forma a peça, enquanto o controle dimensional é aquele destinado a controlar as dimensões físicas de uma determinada peça acabada ou semi-acabada.

O desempenho funcional de um sistema mecânico depende das características de projeto e de fabricação de seus componentes, devem ser controlados na verificação de geometria os seguintes parâmetros:

- dimensão: comprimento e ângulo;

- forma: macrogeométrica (retilineidade, plaineza e circularidade) e microgeométrica (rugosidade superficial);

- posição: coordenadas alinhamento e inclinação.

Caso a medição seja meticulosa torna-se necessário as seguintes exigências:

• temperatura constante;

• grau higrométrico correta;

• ausência de vibrações e oscilações;

• espaço suficiente;

• boa iluminação e limpeza.

Temperatura, Umidade, Vibração e Espaço

A ISA fixou em 200C a temperatura de referência para medidas e operações de qualificação em laboratórios. O intervalo de variação de temperatura pode ser ainda mais estreito para calibração de blocos padrão, o que leva a encarecer ainda mais o sistema de refrigeração.

Para se assegurar um bom controle da temperatura é indicada a construção de sala e ambientes sem janelas para o exterior.

Deve-se controlar a umidade do ar dentro de laboratórios, uma umidade excessiva pode acarretar a oxidação precoce dos sistemas de medição e baixa umidade pode causar desconforto para o operador ou técnico, sendo indicada a faixa entre 45% e 55% de umidade relativa.

Para não comprometer as vibrações o local onde se pretende construir um laboratório deve ser investigado para saber se o equipamento que opera em uma fábrica não ira afetar o processo de medição.

Para não haver vibrações é comum o uso de piso de material sintético e o uso de borrachas e dispositivos antivibratórios nos sistemas de medição de bancadas.

Iluminação e Limpeza

A iluminação deve ser uniforme, de preferência luz néon com 700—750 lumens por m2 (lux), para bancadas individuais pode-se usar 3000 lux.

Nenhum dispositivo sofisticado deve estar exposto ao pó, para que não haja desgastes e para que as partes óticas não fiquem prejudicadas por constantes limpezas.

Para minimizar o problema podem ser feitas antecâmaras onde estarão protegidas das poeiras.

Blocos Padrões, Paquímetros, Micrometros.

A Empresa possui alguns meios de controle que vamos relatar com uma pequena descrição abaixo:

Departamento de Fabricação de Comandos:

Tipo Marca Modelo Capacidade

Micrômetro Mitutoyo 0-25 / 25-50 / 50-75mm

Paquímetro Mitutoyo 0-150/ 0-300/ 0-500

Base Magnética

Relógio comparador

Relógio Apalpador

Obs. Programa de Leitura DOCTOR SAM_CAMS: dados do comando com suas devidas especificações dos Cams trabalhados, onde verificava sua duração de grau, levante e overlap. Tendo como tolerância mancais: 0 - 0,01mm; cams: +/- 0,10mm.

A cada lote de comando finalizado são enviados para um Tratamento de Têmpera e Nitretação, onde as peças passam por um processo de tratamento térmico para dureza do mesmo. Retornando a empresa é realizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com