TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - CONTABILIDADE DE CUSTO

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Curso de Administração

Contabilidade e Custos

ATPS – (Etapas 1)

Professor: Frank

        

Aluno: Aparecido Camargo

Ra: 2579764486

Aluno: Mário Moraes

RA: 5251607784

Aluno: Bernardo Fuorence

RA: 4487019578

Aluno: Marcos de Oliveira

RA: 5529159956

Campinas

2015

CONTABILIDADE DE CUSTO

 A contabilidade de custo e uma sub-divisão da Contabilidade Geral de uma empresa. É a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. Outro conceito simples e ao mesmo tempo bem objetivo é considerar a Contabilidade de Custo como “Qualquer sistema de contas que mostra os elementos de custo que incidem na produção”.

O objetivo da contabilidade de custo e o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio. Ela controla e registra a movimentação dos componentes do custo, ou melhor, dos fatores da produção. A contabilidde de custo aplica os mesmos princípios da contabilidade geral e pode fornecer a administração, através de relatórios, análises e interpretações dos gastos em relação às operações da empresa. Ela informa ao administrador quais os resultados que necessitam providências; auxilia na solução de vários problemas, tais como: preço do produto, análise das inversões, expansão das facilidades a fim de aumentar a produção ou vendas; decisões no sentido de comprar ou fazer, bem como a análise da localização de uma empresa. Mais, poderíamos acrescentar que a Contabilidade de Custo tem como tarefa: determinar os custos para determinado período; controlar as quantidades físicas produzidas, através do custo médio; estabelecer sistemas de controle de custo que permitam análises, comparações, redução ou melhoramentos do custo; fornecer dados de custo com relação a determinadas alternativas, a fim de que a administração possa tomar decisões quanto à escolha.

Terminologia Aplicada à Contabilidade de custos.

Gasto - Tudo que e gasto para obter um produto ou serviço,  representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo. Ex. gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

Todas as despesas são gastos. Porem nem todos os gastos incorridos pela empresa são despesas. Um terreno comprado, por exemplo , é gasto mas não é despesa.

Investimento -  É um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex. Maquinas, ações de empresas etc.

Custo – É o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens e serviços ou revendido com lucro. Ex. Matéria prima de um produto, energia elétrica na produção de bens e serviços etc.

O custo de um produto vendido representado pelo seu valor de compra ou valor de produção não e uma despesa, e sim um custo de vendas ou custo de produção. O custo se refere ao gasto na compra ou produção.

Despesa – São bens ou serviços consumidos para se conseguir receitas. O dinheiro e consumido ao se pagar os salários dos empresados. Ex. Comissões sobre vendas, despesas financeiras etc.

Perda – É o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal.

A perda não pode ser confundida com despesa ou custo para a empresa. Ela não é previsível. Ex. perdas por incêndios, deterioração de produtos perecíveis etc.

Terminologia em entidades não industriais -  O custo em presas não produtoras representa, muitas vezes , o preço e aquisição de um bem ou produto destinado à revenda. Em uma empresa de serviços, o custo representa o sacrifício financeiro  gasto para obtenção e prestação daquele serviço.

Classificação de Custos.

Quando uma empresa quando fabrica um produto tende a identificar seu custo para assim visualizar sua margem de lucros. Para que isso aconteça temos que identificar custos diretos e indiretos, é os mesmos ligados objetivo social da empresa.

A empresa fabrica um determinado produto tende a identificar os gastos que vão direto aos produtos como, por exemplo;

Se a empresa fabrica brinquedos ela tem que saber qual e o custo de cada peça, e identificar os gastos diretamente para montar o brinquedo. Os custos diretos são os produtos ligados para montar o brinquedo, isso inclui os insumos e a mão de obra com todos os encargos.

Toda empresa dever classificar-se de dois grupos:

   Custos Diretos e Indiretos;

Custos Diretos.

Podemos concluir que custo direto é todo o custo ocorrido durante um processo que está diretamente ligado a produção de um item ou a execução de um serviço contratado, é tudo que é necessário para que haja a conclusão de um processo produtivo, como por exemplo, a matéria prima utilizada, a mão de obra direta, dentre outros custos ligados diretamente.

Para que todo um processo seja custeado corretamente, é necessário fazer a apropriação dos custos diretos, anotando corretamente os custos e para onde ele é designado, como por exemplo, controlar a saída de matéria prima do almoxarifado através de requisições, de modo  a saber para qual pedido foi direcionada, como também controlar rigidamente o sistema de apontamento dos funcionários envolvidos, que identifique qual funcionário trabalhou no produto ou serviço, por qual período e quanto tempo o mesmo utilizou para realizar o processo.

Custos Indiretos.

Podemos concluir que custo indireto é todo custo que não está diretamente ligada ao produto ou serviço prestado, é o custo que necessita de rateio para ser identificada, como por exemplo, a energia elétrica utilizada no chão de fábrica, mão de obra de supervisores, manutenção das máquinas, depreciação, dentre outras.

Custos fixos – São os custos incorridos para se fabricar o produto, que não tem relação com a quantidade produzida, ou seja, seu valor não varia mesmo quese produza mais ou menos bens ou serviços. Ex. Aluguel da fabrica, manutenção, limpeza da fabrica etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com