TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Control de Plan da Produção Et 3 e 4

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

DICIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (ATPS)

Prof°:  Ms. Adelson F. Maia

SERTÃOZINHO

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

DICIPLINA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (ATPS)

Atividade desenvolvida para a disciplina de Administração da Produção e Operações, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Pratica Supervisionada, sob orientação do Professor ( Ms. Adelson F. Maia).

Componentes do grupo:

Cleber Luciano Januário RA: 6274242810

Luciano Josue Bastos de Andrade RA: 6814015399

Matheus Zeviane M. Pavan RA: 6626419453

 

SERTÃOZINHO

2015

Etapa 3

Planejamento e Controle da Produção

Introdução

Devido ao aumento da competitividade no mercado industrial, as empresas veem dedicando um maior esforço para área de Planejamento e Controle da Produção, por esta poder minimizar os custos, angariar recursos e aumentar a produtividade.

O Controle de Produção é um processo de grande valia e deverás importante na decisão de uma empresa. Uma empresa que não tiver ciente dessa etapa no seu planejamento, já começou a trabalhar no vermelho.

Planejar e controlar as operações da empresa é função do PCP, isso fará com que a empresa atinja os objetivos traçados pelo Nível Estratégico da empresa para garantir mais eficiência no processo produtivo.

O PCP diz como será o trabalho na fabricação dos produtos, buscando sempre um fluxo continuo e ordenado do processo produtivo, garantindo assim “o que será produzido; quanto será produzido; como será produzido; onde será produzido; quando será produzido e quem produzirá. Respondendo a essas perguntas de maneira clara, o processo de produção, poderá (se houver) eliminar os ruídos no seu processo. O PCP tem também como função a definição dos processos com responsabilidades, a capacitação das pessoas, treinamentos e sistemas computacionais que ajudam a controlar todo o processo.

Para um bom desenvolvimento do PCP segue-se algumas recomendações:

A Programação determina os tipos e quantidades dos produtos a serem fabricados, isso deverá ser feito por meio de pedidos dados pelos clientes e das previsões futuras de vendas; a determinação do Roteiro que serão desenvolvidas tais atividades, se dá a, quem as fará, onde as farão e qual o tempo unitário e total que levará para serem desenvolvidas; a Liberação dos recursos como (mão-de-obra, matéria-prima, instalações e etc) é a mobilização de tais recursos antes do momento da fabricação ser liberada; após iniciada a fabricação o Controle, acompanha os processos em todo momento garantindo assim a eficiência e a eficácia na produção.

O Planejamento e Controle da Produção são responsáveis por toda movimentação de recursos (matérias, maquinários ou humanos) que serão necessários para o bom desenvolvimento do processo produtivo, ou seja, a fabricação dos insumos e bens. O PCP tem a função de controlar, assessorar e decidir como o Nível Estratégico deverá disponibilizar os seus recursos.

Um PCP muito utilizado hoje nas empresas são a Automação Total no chão de fábrica, que, além de ter vários pontos de controles computadorizados, garante o chão da fábrica mais seguros para os colaboradores e todos os setores envolvidos, minimizando tempo no processo e atendendo os desejos dos clientes entregando o produto no menor tempo e com maior qualidade e com um menor custo.

Conclusão

O Planejamento e Controle da Produção é uma função administrativa responsável pelo desenvolvimento e o bom andamento da produção através de técnicas de gestão da produção de bens e serviços angariando assim, o objetivo principal da empresa de produzir matéria-prima e bens ou serviços.

Etapa 4

Controle de Estoques

Introdução

Para que uma empresa possa obter o maior ganho possível é necessário diminuir os custos e gastos. Controlar os estoques é uma forma bem eficaz de se fazer isto; mais para que isto aconteça, será necessário se atentar à algumas ferramentas para desenvolver de maneira eficiente tal controle.

Um fator que poderá fazer com que a produção atrase é o Controle de Estoque. Controlar Estoque é uma faca de dois gumes, pois manter o nível do estoque alto gera custo. . . de pessoas, instalações e materiais parados, um estoque no nível baixo pode fazer com que a produção pare por falta de materiais.

A demora na reposição do estoque se dá por vários fatores; a fabricação do fornecedor; o transporte até o molde que vai ser utilizado; a importação (marítima ou aérea) e o transporte até a empresa, isso pode levar dias, semanas ou até mesmo meses. Portanto, o Controle de Estoque é usado para garantir que o nível dos estoques se mantenha dentro do planejado.

O Processo de reposição do material se dá com a demanda do cliente (interno ou externo), para isso aconteça o departamento responsável verifica se há a necessidade de compra ou fabricação do mesmo. O departamento após a verificação faz um pedido ao departamento de compras (quando há a necessidade de compra-lo) e esse pedido gera um novo processo.

Os principais processos de compras são a Seleção do Fornecedores e a Emissão do Pedido.

Seleção do Fornecedores: envolve verificar e identificar os possíveis fornecedores, ajustar os itens que serão supridos pelos fornecedores, avaliar as condições de qualidade, as condições financeiramente e principalmente de confiabilidade de entrega de cada fornecedor, e avaliar a possibilidade de contratos de médio e longo prazo, procurando estabelecer possíveis parcerias futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com