TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração - Controle Da ação Empresarial

Artigos Científicos: ATPS - Administração - Controle Da ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS

Controle da Ação Empresarial

Compreende-se que o processo administrativo corresponde a um sistema aberto e cíclico de planejamento, organização, direção e controle, que são interligados, interdependentes. Interagentes, devendo assim, todas as funções administrativas se reforçarem mutuamente no objetivo de alcançar resultados, atingir metas e controlar a ação empresarial.

Dentre as funções administrativas o controle é o menos envolvente, porém é o responsável pela mensuração e avaliação dos resultados da ação da organização.

Podemos considerar que um plano sem controle é como dirigir um veículo sem freio, podemos até tentar conduzir enquanto o carro estiver em uma velocidade razoável, mas ao tentar reduzi-lo o freio não funciona.

O triunfo do controle consiste na verificação do alcance das metas, controladas através dos resultados desejados e previstos inicialmente.

Controlar requer um objetivo um plano de atuação, uma regra, um critério o seja um meio de medir a atividade desenvolvida através da comparação e correção, o controle acontece nas atividades internas e externas das organizações. Entre elas as relações com os clientes, acionistas e investidores financeiros, projetos, fornecedores, terceirização e franquias.

Está relacionado com o mercado financeiro e tecnológico de abastecimento de matéria prima e requer uma atividade intensa de controlar e monitorar.

Na maior parte do tempo o controle é planejado antecipadamente, desenhados e organizados, porém nem sempre são documentados ou formalizados, em resumo os fatores internos poderam ser afetados devido à maneira como as organizações constroem e respeitam seus controles.

Boa parte do tempo dos administradores são gastos,observando,revendo e avaliando como as pessoas estão se desempenhando, por quais métodos e processos, assim como verificando o funcionamento das maquinas a qualidades da matéria prima a qualidade dos produtos e serviços, exercendo assim o controle: Estratégico Tático e operacional.

Controle Estratégico

Também conhecido como controle organizacional, acontece no nível institucional, é a longo prazo, genérico e sintético no seu conteúdo. Apresenta quatro fases todas elas distintas, a saber: Estabelece padrões, mensura o desempenho a ser controlado, compara o desempenho atual com o desempenhado esperado e atua na tomada de decisões de ação corretiva. São quatro fases interdependentes e interativas. Ajustável a certos requisitos, o controle organizacional, baseia-se em planos e projetos e para isso requer certa estrutura organizacional, para avaliação e monitoramento para controlar o desenvolvimento global da empresa. E para tanto utiliza resumos e relatórios contábeis e orçamentários, para avaliar as perdas e os lucros, controlando por meios de retorno de analise dos investimentos.

Da ótica humana, o controle organizacional está voltado para o comportamento das pessoas dentro das empresas, ou seja, trabalho com compartilhamento de idéias, fazendo com que as pessoas se sintam fortalecidas que aconteça o empoderamento das mesmas. Que haja participação nas decisões de equipe e que a elas sejam atribuídas responsabilidades para alcançarem resultados e metas, havendo liberdade para que possam fazer escolhas de teorias, métodos e processos de trabalho que melhor se adaptem ao perfil de cada colaborador, visando à motivação e a colaboração. Par que se possa manter o foco no mercado cada vez mais competitivo que é o da telefonia que evolui e avança a cada amanhecer, oferecendo novas tecnologias e deixando para trás aqueles que não evoluíram.

Controle Tático

È exercido no nível intermediário das empresas, não é genérico nem abrangente e é dimensionado a médio prazo, se denomina como controle departamental e ou gerencial. O controle tático é considerado uma função administrativa e consiste em medir, corrigir e assegurar o desempenho e realizações dos objetivos empresariais. Quando se ajusta as operações aos padrões predeterminados podemos considerar que atingimos a essência do controle tático, tendo como base as informações recebidas e utilizadas.

Dentro os diversos tipos de controle tático que existem, destacamos os mais relevantes que são: Controle orçamentário, O controle de orçamento envolve planejamento e controle e acabam se transformando em instrumento principal de trabalho a nível gerencial, pois tudo passa a ser expresso, exemplos: as previsões de vendas os orçamentos salariais os encargos sociais e as despesas com propaganda.

Orçamentos Programas: foi criado para satisfazer as necessidades de verbas, no entanto o orçamento programa requer a identificação das missões e das despesas relacionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com