TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

CURSO ADMINISTRAÇÃO – 5ª SÉRIE

Aula Tema 1: Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise Vertical e análise horizontal

Tudo ao que se refere a atividade financeiras da empresa devem ser registradas. São esses registro que dão visão geral da situação atual da empresa em questão a qualquer pessoa, pois  se comunica  com os seus usuários, amparando as tomadas e decisão.  Dessa forma nesse momento vamos analisar o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, através dele conseguimos ver todos os componentes que provocam alterações no patrimônio da empresa.

O Balanço patrimonial é por nós a mais conhecida, é divida em grupos de contas, dentre ela o Ativo e Passivo, através dele conseguimos identificar a posição econômica e financeira da empresa em um determinado momento.

O ativo representa os bens e direitos da empresa, aqui envolve tudo o que pode ser mensurável. È divido em três grupos de conta: Circulante, Realizável a longo prazo e Permanente.

O Passivo representa por sua vez as obrigações assumidas pela empresa com terceiros, que devem ser pagar e curto ou longo prazo, também dividida em três grupos: Passivo Circulante, Passivo não circulante e Passível Exigível a Longo Prazo.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), nos mostra as receitas e  despesas, de forma a evidenciar o lucro ou prejuízo no período. Aqui é importante a compreensão de receita e despesas, pois as receitas são as fontes de recursos e despesas e custos são aplicações de recursos.

O balanço patrimonial é como uma foto da situação da empresa, cada conta trás o seu saldo, já a Demonstração do Resultado do Exercício, visa apresentar os resultados, assim nela soma-se as receitas e diminui as despesas para obter o resultado.

ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL

Com a explanação sobre as duas principais demonstrações contábeis, vamos analisar o Balanço Patrimonial da Natura S.A, através das técnicas de analise vertical e analise vertical, onde conseguimos comprar  os períodos apresentados nas contas.

Analise Vertical apresenta os valores percentuais de cada conta em relação a um valor base, usamos o valor total de uma conta e dividimos ela pela conta do valor total do Ativo. Analise Horizontal apresenta a evolução em um determinado período, assim usamos o valor base passado dividido pelo valor ano.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com