TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ESTRUTURA FINANCEIRA ETAPA1

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

BALANÇO PATRIMONIAL 3

CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 4

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 6

ÍNDICES ECONÔMICO-FINANCEIROS 6

ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE / RENTABILIDADE 7

ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL 9

INDICES DE PRAZO MÉDIO 9

INDÍCES RELATIVOS A ATIVIDADE 9

ANÁLISE VERTICA E HORIZONTAL DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A 10

Etapa 1

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos. O Balanço também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo e, de forma muito genérica, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.

ATIVO

Modificações: Distribuição das Contas do Ativo

Ativo Circulante / Realizável a Longo Prazo / Permanente

Hoje: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante

O ativo representa as aplicações ou uso dos recursos. A parte mais importante do Balanço é o Ativo Circulante, vez que sendo tudo controle do realizável pelo ativo até o prazo de 1 ano, tem-se maior liquidez, e normalmente é utilizado para o pagamento de despesas e dívidas no exercício que representa.

No geral, o Ativo representa os bens e direitos da empresa.

PASSIVO

Modificações: Distribuição das Contas do Passivo

Passivo Circulante, Exigível a Longo Prazo, Patrimônio Líquido

Hoje: Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido

O Passivo representa no Balanço Patrimonial todas as obrigações da empresa para com terceiros, estando incluídos neste rol os Sócios, vez que o Capital Social integra o Patrimônio Líquido, que por sua vez integra o PASSIVO.

DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS

São compostos por:

Receitas: fontes de recursos financeiros

Despesas: são as aplicações dos recursos

A função da Demonstração do Resultado é a apuração mediante soma de valores de um período, tendo como objetivo a busca pelo resultado, ou seja, se houve lucro ou prejuízo.

Podem ser:

a) Demonstrações Financeiras Primárias: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;

b) Demonstrações Financeiras Secundárias: principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

c) Métodos de Análise: Horizontal e Vertical; e

d) Índices: grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária)

A depender da necessidade, a Demonstração de Resultado pode valer de dados pretéritos, presente e futuros, ou somente com informações pretéritas, estimar o futuro resultado ou desempenho de uma empresa.

CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Capital de Giro: estamos falando propriamente de todo Ativo Circulante, ou seja, tudo aquilo que é utilizado pela empresa para manutenção de sua liquidez, e a depender da sazonalidade de cada negócio, tal capital não é necessariamente fixo ou estável, pode variar para mais ou para menos.

Capital de Terceiros: estamos falando do Passivo Circulante e Não Circulante, como já mencionado, todo o capital da empresa à disposição de terceriso, seja àquele realizado até o prazo de 1 (um) ano (Passivo Circulante), seja àquele realizável em mais de 1 (um) ano (Passivo Não Circulante).

Liquidez: trata-se da rapidez com que determinado ativo se transforma em recursos financeiros, não sendo necessariamente dinheiro, vez que existem determinados ativos, que cuja procura por tão elevada que o é, também pode ser considerado de grande liquidez, tanto é que as contas do ativo são ordenadas pelo seu grau de liquidez, ou seja, do maior para o menor.

Capital Próprio: é o Capital Social pertencente aos sócios, ora utilizados/aplicados na empresa através da demonstração do Ativo, assim como eventual Reserva de Lucros não distribuída entre os sócios ou Correção Monetária que pode ser aplicada ao Capital Social investido, que mediante aumento do Capital Social da empresa, pode torna-la independente do capital de terceiros, tendo suficiente liquidez para cumprimento de suas obrigações e giro do ativo.

Estrutura de Capital: é relação existem entre as aplicações do ativo e suas fontes de recursos, assim como efetiva aplicações dos recursos próprios ou disponíveis à terceiros.

Com exceção das micro e pequenas empresas, existem determinadas modalidades empresariais (S.A. e Ltda), que no transporte dos valores de um exercício para outro, deva-se constar a diferença de correção monetária causada por exemplo pela influência inflacionária nos seus valores de um ano para outro.

As micro, pequenas empresas e firmas individuais estão dispensadas da contabilidade (escrituração) normal (c/ controle de fluxo de caixa), entretanto, àquelas empresas que optarem pelo sistema de tributação de lucro presumido, podem ou não optar pela escrituração do seu balanço, no entanto, caso não optem pela escrituração do seu balanço, devem realizar o controle do seu fluxo de caixa mensal, onde também é registrado o controle de fluxo bancário mensal.

ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

VERTICAL: A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede PROPORÇÕES entre valores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com