TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETAPA 1

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

JC CONFECÇÕES

A JC Confecções é uma empresa familiar fundada há dois anos pelos irmãos José e Carlos, atualmente a empresa tem passado por algumas dificuldades, ambos os diretores não possuem experiência alguma em administração e nem na qualificação de planejamento de uma empresa.

1. PRINCIPAIS VERIFICAÇÕES FAYOL

Desde cedo Fayol, estudou como organizar o quadro pessoal trabalhou no níveis organizacionais de cúpula administrativa  foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da ideia de organização estrutural das empresas por funções. Ele foi fundador da teoria clássica da administração e autor da administração industrial geral. 

Na analogia de Fayol uma empresa deveria ser divida em atividades para uma melhor gerência, são elas: 

Técnica: Relacionada com a produção de bens e serviços da empresa 

Comercial: Funções comerciais relacionadas com a empresa e venda 

Financeira: Relacionada com a procura de gerência de capitais 

Segurança:  Relacionada com a proteção e preservação dos bens e das pessoas 

Funções Contábeis: Relacionada com os inventários, registros, balanços e estatísticas. 

Funções Administrativas: As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. 

2. PRINCIPAIS VERIFICAÇÕES TAYLOR

Taylor iniciou sua carreira como operário e depois engenheiro, como tinha experiência na própria linha de produção ele foi o primeiro a ver a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas.

Os principais pontos da teoria de Taylor são: 

Princípios Científicos em Substituição ao Empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob-risco. 

Divisão do Trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em diferentes etapas das diversas atividades.

Divisão de Autoridade e Responsabilidade: distinguindo as tarefas de planejamento e direção daquelas referentes à execução do trabalho; 

Treinamento e Seleção do Trabalhador: permitindo a qualificação do trabalhador mediante seleção e aperfeiçoamento técnico.

Coordenação entre as atividades: articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores e administradores. 

 
            A teoria de Fayol tornou possível o aumento de salário e ao mesmo tempo em que reduziu o custo total dos produtos, ele enfatizava a estrutura formal das empresas dando maior importância aos cargos de auto escalão, procurava-se em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em base científica.  

Taylor estudava a empresa dando a prioridade às tarefas de produção, a ênfase dada por dele era aplicação de metas dos racionais padronizados e máxima divisão de tarefas ele desejava aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.  

            As duas teorias se completam e buscam o mesmo objetivo maior produtividade do trabalho, diminuição dos desperdícios busca pela eficiência e eficácia nas organizações. 

3. ANALOGIA DAS VERIFICAÇÕES COM OS DIAS ATUAIS DA JC CONFECÇÕES 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (171.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com