TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ETAPA 1, 2, 3 e 4.

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO


Cafeteria Bookafe, empresa do ramo alimentício que possui potencial para agregar valor ao mercado, mas esta a beira da falência. Se o gerente proprietário não tomar atitude breve e eficaz, as chances de encerrar as atividades são muito grandes.

Iremos auxiliar este gerente proprietário, com uma consultoria. Serão apontados à ele, todos os problemas identificados e apresentaremos soluções imediatas e cabíveis diante de toda essa situação.

O objetivo desta consultoria é trazer um novo conceito de organização para esta cafeteria e por consequência, fazer com que ela retorne ao mercado de forma rápida e competitiva. Ao final de todo o atendimento, também esperamos encontrar um novo líder dentro desta organização, com um visão ampla do que os seus clientes precisam e capaz de controlar o sucesso de seu próprio negócio.

















ETAPA 1 – Planejamento da Ação Empresarial

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Em meio a diversas habilidades existentes, ressaltamos aspectos importantes para todo gestor que almeja o sucesso. Vivenciamos a Era da Transparência, onde valores não podem ser contemporizados. Atualmente as organizações buscam profissionais com um novo perfil, aqueles que além de planejar, organizar, dirigir e controlar, tenham compromisso com princípios e passem as suas organizações conceitos:

 
• Integridade: aquele que não se omite e busca a melhor solução para adversidades.


• Honestidade: ser transparente em qualquer situação é imprescindível para chegar a raiz do problema, sem envolver pessoas e fatos, mais do que o necessário.


• Confiança: possuir aliados é primordial e para tal evento os indivíduos devem sentir segurança e conhecimento por parte do gestor.

• Resiliência: ultrapassar momentos de turbulência com equilíbrio e prudência o coloca em uma posição de predileção.

• Polivalência: possuir visão global sobre a organização o faz conhecedor de todas as áreas, para que haja maior facilidade nas tomadas de decisão.

• Flexibilidade: discernir em que momento é preciso trocar sua estratégia ou posição é fundamental.

Em meio a diversas competências, as que foram citadas, fazem parte do caráter deste novo profissional que o mercado tanto busca. As demais em destaque, devem ser acondicionadas à prática, para que o gestor possua nível alto de assertividade e por consequência, conquiste a ascensão em sua carreira.

Sabemos que para a empresa Cafeteria Bookafe é de extrema importância o inicio com um gestor com essas habilidades, tendo em vista que para a empresa ter chegado a essa situação precária, as coisas não estavam sendo alinhadas pelo gestor da empresa. O gestor atual deverá se atentar ao financeiro da empresa, visto que houve quedas nas vendas, e está com dívidas altas com funcionários. Deverá analisar o quadro de funcionários, para que haja um excelente atendimento e prestação de serviços, e por fim fazer um levantamento de como trazer os antigos clientes e ganhar novos clientes com inovações para a Cafeteria, para que seja esquecida por internos e externos da empresa a imagem de uma empresa descompromissada e decaída.

O conceito de Empresa, Gestor e Empresário.

Dentre um universo amplo, para se constatar uma Empresa, precisamos identificar nela seu objetivo principal, partindo desta proposição, entendemos que são organizações que dispõem de um planejamento para, em maior parte, obter lucro.

Também são caracterizadas, por geração de empregos, produção de bens ou serviços e benefícios à sociedade.

No entanto, temos ciência de organizações que visam outros objetivos, tais como, buscar melhorias com projetos culturais, de saúde, etc.
Para compor este cenário, o Gestor é designado para um papel fundamental de articular estratégias e liderar pessoas, ou seja, está inserido nas organizações, por possuir habilidades e conhecimento profundo em administrar, sendo assim, toda experiência adquirida é compartilhada e aplicada à seus projetos e colaboradores.

O oposto disso, é o Empresário, que exerce atividade econômica contínua para produzir bens ou serviços que gerem lucro, sendo ele, pessoa física ou jurídica. Este possui os poderes de gestão da empresa e as desempenha com seus próprios critérios.

A Cafeteria Bookafe tem como objetivo principal o lucro, porém deverá investir na inovação, para que haja as mudanças no quadro em geral da empresa. Mas deverá ser compromissada com os funcionários, clientes, fornecedores e todos envolvidos na empresa. Para isso, o Gestor deverá ser hábil quanto às tomadas de decisões, e ser eficiente em seu planejamento. E claro, o empresário não pode ficar sem exercer sua função principal, que é ter autonomia do poder e decisões favoráveis a todos envolvidos na empresa, procurando sempre interagir com o que ocorre no ambiente interno e externo da Cafeteria Bookafe.

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

As empresas conceituadas por sistemas abertos sofrem interações com o ambiente onde estão inseridas. Podendo ser benéficas ou maléficas para a organização.
Este sistema é caracterizado por quatro etapas:

  1. Entradas ou insumos (inputs): receber elementos essenciais para operar.

  1. Operação ou processamento: enviar para subsistemas que farão modificações.
  1. Saídas ou resultados (outputs): após devidamente convertido em resultados, ou seja, bens ou serviços, são exportados novamente.
  1. Retroação ou realimentação (feedback): os elementos retornam ao sistema para balizar entradas e saídas e corrigir falhas, visando aprimorar os resultados.

Dentro deste âmbito, a Cafeteria Bookafe receberá produtos de qualidade de seus fornecedores, para que ocorra a operação de seus alimentos e serviços oferecidos. Será aprimorada a qualidade da alimentação que é oferecida aos consumidores, analisando se tem alguma falha para que seja corrigido de imediato, visto que o ramo é alimentação, e todo cuidado é pouco. Nesta operação ou processamento, o objetivo é que tenha um resultado de qualidade, onde todos estejam satisfeitos com os produtos e serviços que a Cafeteria oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (215.9 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com