TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 1 e 2 Competências Profissionais

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Passo 1

1. A palavra "Administração” em sua origem no latim (ad, direção para, tendência em minister, comparativo de inferioridade, isso é aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Ou seja, administração significa desenvolver uma função sob o comando do outro, prestar um serviço a outro.

A Teoria Geral da Administração (TGA) é de certa forma uma decorrência da Teoria das Organizações (TO)um meio de impor operações conceitos e ideologias que diz respeito das organizações. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.

Os caminhos da administração, a ciência permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas. Transformando invenções cientificas em produtos de serviços disponíveis para a maioria da população.

A administração para Drucker (2002) é considerada como uma "arte liberal". É "arte" porque, como vimos, é prática e aplicação e é "liberal" porque trata dos fundamentos do conhecimento, autoconhecimento, sabedoria e liderança. As origens do conhecimento e das percepções estão nas ciências humanas e sociais, nas ciências físicas e na ética, que devem estar focados sobre a eficiência e os resultados das organizações.

2. Com base ao vídeo do Max Gehringer, posso descrever que é impreensidivel que o administrador tenha conhecimentos, habilidades na área executada e a atitude é o principal para conseguir ótimos resultados e chegar ao objetivo que a organização proporciona.

Existem 7 competências fundamentais para o negócio.

Visão de negócios medida que o profissional cresce na área precisa adquirir visão de negócio, ou seja, enxergar o funcionamento do seu departamento, o cliente, a empresa, o mercado.

Trabalho em equipe ser flexível e saber administrar as diferenças, atividades em grupo requerem aptidão para lidar com pessoas, que possuem personalidades diferentes de trabalhar, proporcionando maiores informações e alcance de resultados em grupo, que todos participem na organização.

Liderança poder de influenciar a relação para pessoas, ou seja, conduzir pessoas ou projetos em direção aos objetivos.

Autoconhecimento o bom profissional deve ter consciência de suas habilidades e pontos frágeis, é preciso descobrir quais suas fontes se motivação.

Atitude o profissional complexo tem o que se reúne de CHAE a atitude do profissional com base nesse contexto é uma das competências principais exigidas di profissional hoje.

Voltado ao resultado a entrega de resultados é essencial no mercado, esse é o objetivo de qualquer departamento e posições na organização.

Resiliência; Adaptabilidade é importante saber adaptar-se as pressões do mercado de trabalho, adaptar-se a cultura e aos mecanismos de funcionamento de sua área para sobreviver ao mundo corporativo.

Passo 2

As principais teorias administrativas são:

- Teoria Científica (Taylor - 1903), caracteriza-se o planejamento das atividades, considera uma administração se ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionaiscom ênfase nas tarefas, e seu enfoque estão na racionalização do trabalho no nível operacional.

- Teoria Clássica (Fayol - 1916) iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência da formatação e na estruturação das organizações, ênfase na estrutura. Principal enfoque esta na organização formal, princípios gerais da administração, funções do administrado.

- Teoria Neoclássica (1954) corrente eclética e pragmática, baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase nos objetivos.

- Teoria Estruturalista (1947) corrente baseada na sociologia organizacional.

Procura consolidar e expandir os horizontes da administração. Enfoque na múltipla abordagem:

-organização formal;

-análise intra-organizacional inter organizacional.

-Teoria das Relações Humanas (1932) corrente iniciada com experiência de Hawthome; combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas, com ênfase nas pessoas seu foco é organização infiemal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo.

- Teoria do Comportamento Organizacional (1957) baseada na psicologia organizacional redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas. Foco na integração doa objetivos organizacionais e individuais.

- Teoria no Desenvolvimento Organizacional (1962) baseado na psicologia organizacional redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas, foca as mudanças organizacionais e planejadas abordagem de sistema aberto.

- Teoria da Contingência (1972) é a mais recente por parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, isto é, dependente de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização. Seu foco é a administração tecnológica.

Passo 3

Com base nas Teorias das Relações Humanas, enfatiza nas pessoas da organização, focando a motivação o trabalho em equipe, a liderança e analise organizacional e interorganizacional.

A primeira corrente da abordagem humanística - Escola das Relações Humanas - teve em Helton Mayo (1880-1949) e Kurt Lewin (1890-1947). Surgiu como uma teoria de oposição e combate a Teoria Clássica, alicerçada sobre as obras de Taylor e Fayol. Disposta a democratizar e humanizar a administração das empresas e fortalecer e reforçar seus pontos de vista. Ênfase na psicologia para estudo nas organizações, substituição da abordagem humanística (ênfase nas pessoas), adoção de conceitos humanísticos, motivação, comunicação, liderança e outros.

Com base nas informações da Teoria das Relações Humanas, para a empresa local identifico que a melhor Teoria da Administração encaixasse esta teoria, pois a empresa L.O.C.A. L tem funcionários antigos que estão acomodados e são resistentes a mudanças o que é muito comum nas empresas, e precisa de uma disciplina forte e desafios que provoquem as mudanças e façam que sejam mais participativos e proativos, para isso o gestor precisa identificar pontos fortes e pontos fracos de cada um dos funcionários para explorar suas qualidades e desenvolver suas dificuldades e mostrando a eles confiança e conhecimento, impondo liderança para eles, resgatando suas habilidades e ferramentas para suas ações nos departamentos, e sempre enfatizando o mesmo objetivo profissional, o resultado da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com