TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tec. Recrutamento e seleção

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Somos um grupo de alunos do 3° ano de Gestão em Recursos Humanos, estamos estudando a importância dos processos seletivos para as empresas. Pesquisamos sobre o assunto em livros, na internet e fizemos uma entrevista em uma loja escolhida pela equipe. Abaixo descrevemos sobre o recrutamento e seleção que vai desde o recebimento da vaga, anuncio/divulgação, triagem de curriculum até a integração desse colaborador. Colocamos também as perguntas e respostas que obtivemos na entrevista com o selecionador. Citamos alguns tipos de entrevistas que podemos fazer uso quando formos fazer um processo de seleção e destacamos a entrevista por competência que é a mais usada atualmente.

1. A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS SELETIVOS PARA AS EMPRESAS

Por conta da nova visão empresarial, voltada ao recurso intelectual, os serviços de sistemas de Administração de Recursos Humanos (ARH), têm aumentado grandemente, com isso veio à visão empresarial de prestações de serviços voltados, ao recrutamento e seleção. Para que estas etapas aconteçam são necessários diversos profissionais envolvidos, de diversos setores, como administradores, tecnólogos em RH, psicólogos e outros. O papel fundamental desses profissionais visa à escolha da pessoa certa, para a ocupação do cargo certo, ou ao menos realocar candidatos mais adequados ao cargo existente, no qual o mesmo melhor se enquadre. Para tal recrutamento e seleção devemos seguir tais etapas:

 Recebimento da vaga;

 Anuncio e/ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento;

 Análise e triagem de currículos oriundos destas ações;

 Convocação de candidatos.

1.1. RECEBIMENTO DA VAGA

Parte onde a uma liberação de uma vaga, por conta de transferência, desistência ou até mesmo de mudança de cargo de algum colaborador.

1.2. ANUNCIO OU DIVULGAÇÃO

O recrutamento tem inicio logo no recebimento da vaga, logo depois vem o anuncio a divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento, podemos proceder com três tipos de recrutamentos, que são eles:

 Recrutamento Interno: Onde o recrutamento é realizado na própria empresa, então a divulgação de vagas será internamente, com os próprios colaboradores, por meio de anúncios internos ou até mesmo formalmente por e-mail. A vantagem de recrutamento interno é o seu baixo custo, trazendo também a valorização dos funcionários daqueles que fazem parte do nosso dia- a- dia, mão de obra de dentro da própria instituição. Tem como vantagem a permanência dos empregados na empresa, estimula o desenvolvimento profissional, é um processo mais rápido e econômico.

• Recrutamento externo: Tipo de recrutamento onde a divulgação será somente por meios externos, onde a organização busca no mercado de trabalho de fora, a mão de obra que ela necessita. As vantagens serão de mentes novas, ideias novas para organização, um olhar de fora, realmente um “sangue novo” para empresa, então entrando na organização sem os vícios e malicias já existentes nos colaboradores internos. As desvantagens seriam no olhar de colaboradores que já estão na organização, que não participaram desse processo seletivo e assim causando frustração e desvalorização por não ter nem a oportunidade de tentar subir de cargo nesse for o caso.

 Recrutamento Misto, seleciona tanto mão de obra interna e externa. Com isso fazemos a análise e triagem de currículos, através dos currículos recebidos verificamos candidatos que tem os pré- requisitos das vagas em aberto, os que tiverem convidamos para uma entrevista, caso contrario o mesmo ficará no banco de talento. Quando convocamos candidatos para processos seletivos devemos apresenta-los a empresa, a vaga, condições de trabalho com clareza, através do contato telefônico começamos analisar motivação para participar do processo as expectativas, influência verbal etc. Para concluímos uma seleção devemos envolver parceiros, instituição, escolher estratégias analisar cenários, perfis de vagas, perfis de candidatos etc.

1.3. ANALISE E TRIAGEM DE CURRÍCULOS

Nesta etapa, é feito o recolhimento de diversos currículos de interessados na oportunidade de trabalho, o currículo é a porta de entrada para uma seleção, nele deverá conter todo o histórico funcional do candidato, informações que serão comprovada, com isso o selecionador, analisara cuidadosamente os currículos pré-selecionados e convocará os que tem o perfil da vaga para uma entrevista.

1.4. CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROCESSO SELETIVO

A fase de convocação dos candidatos deve ser feita, com clareza, empatia, apresentação da empresa, apresentação da vaga, focando nas condições de trabalho esclarecendo dúvidas decorrentes da convocação.

No momento de contato com o candidato pré-escolhido, podemos nos utilizar deste meio de comunicação, desta oportunidade, para começar o avalia-lo, como por exemplo, a sua fluência verbal, sua dicção, motivação para o ingresso da vaga e sua desenvoltura perante o telefonema.

Finalizando esses passos, podemos concluir que um processo de recrutamento e seleção, é uma área de grande importância para a empresa, quanto para o ingresso de um recurso intelectual, quanto ao seu recurso financeiro, pois com a entrada de um colaborador se envolve muitos meios, deve ser levado em conta a reação no ambiente, onde o mesmo está inserido, ainda mais dos colaboradores que já estão na corporação, por isso devemos “selecionar o melhor, para ocupar o cargo certo”.

2. PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE SELEÇÃO

E uma ferramenta de gestão que identifica pessoais de alto potencial e qualidade, candidatos sem preparados requerem menos treinamento supervisão e os motivação além de trabalho mais e melhor o recrutamento e influenciado diretamente pelo mercado de trabalho, e fase inicial para preenchimento de vagas em aberto consiste num conjuntos de técnicas e procedimento que visa atrair candidatos qualificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com