TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA GESTAO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE COLABORATIVA[pic 1][pic 2]

Ano 2014 - Maio

Autores

Diego Henrique Benedito da Silva

RA. 4418848538

Professor Tutor

Fernanda Alexandre Varoto

[pic 3]


GESTÃO DE NOGÓCIOS INTERACIONAIS


AULA 2 - HISTORICO DO PAÍS IMPORTADOR

Ao leste do continente asiático e situado a oeste do oceano pacifico existe um grande país chamado Republica popular da China. Sua superfície é de 9.596.960 km², dos quais 9.326.410 km ² são de terra firme e 270.550 km² são de água. Trata-se do terceiro maior país do globo, ficando atrás da Rússia e Canadá. A China conta com mais de 2900 ilhas costeiras, sendo que a maior delas é Taiwan (com área total de 36.000km²) e a segunda maior é Hainan (34.000km²), no mar da China meridional. (Thais Pacievitch).

China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais. Na atualidade, este país mescla a cultura tradicional com a modernidade. A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros.

Na China existe uma grande diversidade religiosa. As principais religiões são: Confucionismo e Taoísmo (consideradas também como filosofias de vida), BudismoIslamismo e Cristianismo. Os chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambú e legumes são utilizados em diversos pratos. Uma espécie de biscoito, fino e crocante, o rolinho primavera, é um dos alimentos chineses mais conhecidos no Ocidente. Um alimento consumido na China, e considerado exótico no Ocidente, é a carne de cachorro. Outros alimentos consumidos pelos chineses, e não muito comuns no ocidente, são: carne de cobra, escorpião, besouros e cavalo-marinho.

A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

Abaixo alguns produtos que o pais importa e exporta:

IMPORTADOS DA CHINA 
1-Partes de Televisores e Receptores 
2-Dispositivos de Cristais Líquidos 
3-Sapatos e Sandálias 
4-Aparelhos Portáteis(Celular e Ipads) 
5-Mecanismos(Pilhas e Baterias) 

EXPORTADOS PARA CHINA 
1-Grãos de Soja 
2-Minérios de Ferro 
3- Petróleo 
4-Madeira Serradas 
5-Pastas Químicas de Madeira

Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.

AULA 3 - BARREIRAS TARIFARIAS E NÃO TARIFARIAS UTILIZADAS PELA CHINA

Quando a China se associou á OMC em dezembro de 2001, o país se comprometeu a implementar reformas para reduzir as barreiras ao comercio e a facilitar acesso a seu mercado dos produtos e serviços importados de Membros da OMC.

Com isso a China foi obrigada a eliminar o sistema de quotas e aplicar normas internacionais. A seguir as principais barreiras comerciais aplicada pela China.

  • Imposto de Importação – o II é calculado aplicando-se uma alíquota percentual sobre o preço CIF (custo, seguro e frete) da mercadoria.
  • Acordos de Preferências Tarifarias - As tarifas preferenciais especiais são aplicadas a importações de países e territórios aduaneiros com os quais a China possui acordos preferenciais. Atualmente, a China mantém 16 acordos: Bangladesh, Brunei, Camboja, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, Malásia, Mianmar, Paquistão, República Democrática do Laos, as Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.
  • Imposto Sobre o Valor Agregado - Tanto os produtos nacionais como os produtos importados estão sujeitos a um imposto sobre valor agregado (IVA).
  • Imposto Sobre Consumo - Além do II e do IVA, é cobrado na fronteira um imposto especial de consumo, com alíquota que varia de 3 a 45%, limitados a itens supérfluos - como cigarros, bebidas alcoólicas, cosméticos, joias, motocicletas, veículos automotores, pneus para automóveis, diesel e gasolina. O imposto é o mesmo para bens de fabricação nacional ou importados.
  • Proibições Gerais de Importação - Conforme dados disponíveis de 2005, os produtos sujeitos à proibição de importação incluíam produtos de origem animal, ópio, produtos minerais, borracha, substâncias químicas, peles cruas, couro e peles, roupas, cinza de metais preciosos, metais comuns, equipamentos de precisão e jogos. Também estão sujeitas a proibição as importações de artigos usados classificados no SH 16 e 17 (máquinas e equipamentos de transporte).
  • Proibição de Importação em Regime de Transito de Aperfeiçoamento - Trânsito de aperfeiçoamento ou “processing trade” se refere a produtos importados com propósito de exportação após o seu processamento na China. As importações feitas por esse meio são mantidas em depósito aduaneiro e não estão sujeitas a tarifa alfandegária, desde que elas sejam processadas e exportadas dentro de determinado período de tempo.
  • Licenciamento de Importações - Os regimes de licenciamento são regulados pelas disposições da Lei de Comércio Exterior, da Lei de Autorizações Administrativas e das Medidas para a Administração do Regime de Licenças Automáticas de Importação de Produtos – as duas últimas normas dão detalhes dos procedimentos para licenciamento das importações.

AULA 4 - ANALISE MACROECONÔMICA

A China, a segunda maior economia do planeta, com uma taxa de câmbio praticamente fixa e uma moeda muito desvalorizada. Isso dá àquele país uma grande vantagem na competição internacional, tanto pelo lado das exportações, quanto da atração de capitais. Fica mais barato produzir na China e exportar, além de vender no próprio mercado interno de mais de um bilhão de pessoas. (Alberto Furuguem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (407.2 Kb)   docx (801 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com