TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aa dministração Mercadológica

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.509 Palavras (19 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

POLO DE PORTO ALEGRE ZONA SUL

MICHEL LOPES (5534121377);

 TAMARA CRISTINE PEREIRA ARANCHIPE (RA 5316966847).

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Prof. Marcel Cibim

Tutor: Verônica P. de Novaes Novaes

PORTO ALEGRE

2015

INTRODUÇÃO

No presente artigo apresentamos o Plano de Marketing para a empresa Grupo/ Verbo, uma empresa que atua em dois segmentos: o editorial e o de ensino que tange cursos preparatórios para concurso e especializações latu-sensu, e está ampliando seu mercado para área de graduação superior.

Este plano visa o aperfeiçoamento e o seu crescimento, recomendando estratégias para os 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção), apontando os aspectos favoráveis e os aspectos que precisem de melhoria para a instituição.

Com o objetivo de viabilizar as ações acadêmicas, a Instituição adotará como estratégia de gestão o planejamento de marketing a partir dos seguintes indicadores:

Análise do comportamento do mercado financeiro;

Análise dos preços dos serviços educacionais nas outras instituições da região;

Levantamento dos custos operacionais e dos investimentos necessários ao cumprimento do plano de marketing, melhoria e consolidação do curso de graduação e programas de pós-graduação 

Realizará, ainda a análise de ambiente, levando em consideração os fatores sócio culturais, político, legais, tecnológicos, fatores de concorrência , fatores internos e análise de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas.

Será feito também a analise de mercado e a definição de um plano de marketing a ser aplicado nos próximos 5 anos na instituição.

Inúmeras empresas começassem realmente a experimentar a transformação do modo de pensar “de dentro para fora” para o modo de pensar “de fora para dentro”.

Mesmo hoje em dia ainda há muitas empresas atuando com o foco na venda do produto em vez de com o foco na satisfação das necessidades.

Por maiores que tenham sido as mudanças na teoria do marketing até agora, as mudanças futuras, na teoria e na prática, serão ainda maiores. (Philip Kotler)

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A SER APLICADO O PLANO DE MARKETING:

Empresa:

Breve Histórico da Instituição

A Grupo Verbo é uma empresa cujas atividades abrangem dois segmentos: o editorial e o de ensino. Fundada em 2001, no campo editorial, figura como uma das principais editoras jurídicas do Brasil, além de ofertar dezenas de cursos preparatórios para concurso e especializações latu-sensu.

Em 2008, de acordo com Parecer CNE/CES Nº 174/2008 aprovado em 11/09/2008 obteve a homologação para o Credenciamento especial da Escola Superior Verbo Jurídico, com sede na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande Sul, para oferta de cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu, inicialmente em Direito Público, em regime presencial. Após a homologação de o referido parecer foi Credenciada por meio da portaria/MEC nº 1.251, de 14 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 15 de outubro de 2008, Seção, 1, página 44.

Razão Social: Verbo Educacional Ltda.

Nome Fantasia: Grupo Verbo

Endereço: Av. Ipiranga, 2899, bairro Santa Cecília, Porto Alegre/RS

Segmento: Educação; Graduação Superior, Pós Graduação e cursos preparatórios.

Porte pequeno.

Número de funcionários: 56

Missão: Há mais de 10 anos no mercado o Grupo Verbo destaca-se pela excelência e inovação no ensino. Oferecemos qualidade na preparação para OAB, carreiras e pós-graduações jurídicas e de diversas áreas e ainda na preparação para o Enem. Grupo Verbo, quem conhece sabe a diferença. Ensino de qualidade e a certeza de profissionais bem preparados tanto para o mercado de trabalho como para prestarem concursos nas áreas jurídicas.

Publico alvo: Pessoas graduadas que buscam especialização em sua área, pessoas que estão buscando aprovação em concursos públicos, pessoas que buscam graduação superior para tornarem-se competitivas para o mercado de trabalho.

Funcionário que responde ao questionário. Tamara Cristine Pereira Aranchipe

Cargo: Gerente de RH.

1.1. MARKETING PARA O SÉCULO XXI:

A definição social de marketing é um processo societal por meio do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.

A melhor compreensão sobre o funcionamento do marketing é que o marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais de forma a poder atendê-las, os objetivos incluem mais do que produtos e serviços; o marketing pode ser feito de pessoas, lugares, ideias, experiências e organizações.

O principal destaque do marketing do século XXI para o conceito de marketing antes de 1970 o marketing preocupava-se apenas em vender um produto com fins lucrativos. Após a revolução digital a grande rapidez com que as coisas se transformam, as facilidades de vendas pelas internet, com acesso rápido a qualquer produto que se queira através de um clique, a grande variedade de bens e produtos disponíveis, a possibilidade de comparação de preço e utilidades de produtos de diversas marcas, tudo isso faz com que as estratégias de marketing tenham que se modificar e adaptar a esse novo tipo de cliente/consumidor, muito mais exigente, mais informando e com muitas possibilidades ao mesmo tempo, o que faz com que esse consumidor realize suas compras de maneira mais racional e sempre em busca do menor preço.

 Os profissionais de marketing têm diversas áreas em que podem atuar, os que atuam para organizações, trabalham ativamente para construir uma imagem sólida e positiva pra o público alvo. Bem como na área de informação como escolas e universidades, o profissional de marketing precisa utilizar técnicas para estimular a demanda para essas instituições; bem como tomar decisões fundamentais, como nas características a desenvolver em um novo produto.

Conceitos centrais do marketing:

Mercado alvo e segmentação; Local de mercado, espaço de mercado e metamercado (descreve o agrupamento de produtos e serviços complementares e que estão estreitamente relacionados na mente dos consumidores); Necessidades, desejos e demandas; Produto, oferta e marca; Valor e satisfação; Troca e transações; Relacionamento e redes; Canais de Marketing; Cadeia de Suprimentos; Concorrência; Ambiente de Marketing; Programa de Marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (642.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com