TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abepro Associação Brasileira de Engenharia de Produção

Por:   •  28/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Unigranrio

Curso: Introdução a Eng. de Produção

Profº: Ronaldo Luiz

Aluno(a):

Matrícula:

                                                                                 Data: 25/04/2013

Introdução

A ABEPRO é a instituição representativa de docentes, discentes e profissionais de Engenharia de Produção. A associação atua há mais de 20 anos assumindo as funções:

  • De esclarecer o papel do Engenheiro de Produção na sociedade e em seu mercado de atuação;

  • Ser interlocutor junto às instituições governamentais relacionadas à organização e avaliação de cursos (MEC e INEP) e de fomento (CAPES, CNPq, FINEP e órgãos de apoio à pesquisa estaduais), assim como em organizações privadas, junto ao CREA , CONFEA, SBPC, ABENGE e outras  organizações não governamentais que tratam a pesquisa, o ensino e a extensão da engenharia.

Neste trabalho, vamos entender um pouco sobre essa instituição e sua área de atuação.

Objetivos da ABEPRO

  • Consolidar o reconhecimento de práticas de gestão com transparência, ética e respeito à diversidade de opiniões;
  • Possuir Boas Práticas de Governança;
  •  Manter o reconhecimento pela Comunidade da Engenharia de Produção, como Associação ética e representativa;
  •  Aplicar práticas de atuação Pró-Ativa no desenvolvimento de suas atividades-fim;
  • Desenvolver competências humanas e buscar recursos financeiros e tecnológicos adequados às demandas da Comunidade de Engenharia de Produção;
  • Desenvolver projetos que visem profissionalizar a organização de eventos, estabelecimento de uma estrutura organizacional com Secretaria Fixa, buscando a regionalização das suas ações;
  • Organizar esforços para garantir sua auto-sustentabilidade e seu autofinanciamento. 

 

Área de Concentração

GERÊNCIA E OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

Esta área de concentração é entendida fundamentalmente como o desenvolvimento e utilização de técnicas de gerência da produção e métodos matemáticos e computacionais em modelagem, simulação e otimização para apoio a decisão. A área de concentração parte da concepção ampla de sub-áreas identificadas pela ABEPRO como objetos de pesquisa e direciona seu foco para a aplicação de métodos matemáticos na solução dos problemas de pesquisa. Nesse sentido, demandas de gestão de sistemas produtivos, planejamento e controle da produção, logística e gestão da cadeia de suprimentos, projetos de fábricas, gestão da manutenção e gestão de processos produtivos são amparadas por ferramentas das áreas de pesquisas operacional e gestão do conhecimento organizacional, fortalecendo o arcabouço destinado á aplicação para o atendimento às demandas da área.

Eventos

A ABEPRO realiza, anualmente, dois eventos científicos: o Encontro Nacional de Engenharia de Produção e o Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção. A associação também chancela três periódicos: o Brazilian Journal of Operations & Production Management, a Revista Produção e a Produção Online.

ABEPRO Jovem

Grupo de Trabalho (GT) da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), responsável por aproximar e representar os graduandos de Engenharia de Produção do país.[pic 2]

Os estudantes associados encontram através da ABEPRO Jovem inúmeras oportunidades. Os projetos arrojados, as novas perspectivas que se apresentam e a importância da força da associação para a categoria, são reconhecidos pelos discentes ativos, assim como reconhecem os valorem agregados aos seus currículos e à importância destes para suas carreiras profissionais.

Além de integrar alunos de diversas instituições do Brasil com suas realidades e especificidades, a ABEPRO Jovem oportuniza ao estudante uma formação diversificada e uma percepção ímpar da realidade nacional do Engenheiro de Produção. Um verdadeiro diferencial para esses novos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com