TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Política Brasileira: * O Brasil Colônia * O Brasil Império * A República

Dissertações: Trajetória Política Brasileira: * O Brasil Colônia * O Brasil Império * A República. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2012  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.669 Visualizações

Página 1 de 4

Trajetória Política Brasileira: * O Brasil Colônia * O Brasil Império * A República

O início da colonização do Brasil é um dos reflexos do momento histórico

europeu do começo do século XVI, que diante do mercantilismo e das grandes

navegações, investia no comércio de riquezas, sobretudo, com o Oriente, e redunda

na exploração de novas riquezas encontradas nas Américas , no caso específico do

Brasil, a tintura do pau-brasil, a cana-de-açúcar, minérios e algumas curiosidades

exóticas como animais e plantas tropicais.

A Chegada dos portugueses ao Brasil foi em 22 de abril de 1500. Os Portugueses começam a extrair o pau-Brasil da região litorânea, usando mão-de-obra indígena, eles construíram feitorias no litoral para servirem de armazéns de madeira. A madeira era comercializada na Europa. Nesta fase os portugueses não se fixaram, vinham apenas para explorar a pau-Brasil e retornavam. A Época marcada por ataques estrangeiros (ingleses, franceses e holandeses) à costa brasileira.

Em 1530 chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza com objetivo de dar início a colonização do Brasil e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar. A região Nordeste é escolhida para o cultivo da cana-de-açúcar em função do solo e clima favoráveis. Em 1534 a Coroa portuguesa cria o sistema de Capitanias Hereditárias para dividir o território brasileiro, facilitando a administração. O sistema fracassou e foi extinto em 1759. Em 1549 foi criado pela coroa portuguesa o Governo-Geral, que era uma representação do rei português no Brasil, com a função de administrar a colônia.

A capital do Brasil é estabelecida em Salvador. A região nordeste torna-se a mais próspera do Brasil em função da economia impulsionada pela produção e comércio do açúcar. Nos engenhos de açúcar do Nordeste é usada a mão-de-obra escrava de origem africana. Invasão holandesa no Brasil entre os anos de 1630 e 1654, com a administração de Maurício de Nassau. Nos séculos XVI e XVII, os bandeirantes começam a explorar o interior do Brasil em busca de índios, escravos fugitivos e metais preciosos. Com isso, ampliam as fronteiras do Brasil além do Tratado de Tordesilhas.

Em meados do século XVIII começam a serem descobertas as primeiras minas de ouro na região de Minas Gerais.O centro econômico desloca-se para a região Sudeste. A mão-de-obra nas minas, assim como nos engenhos, continua sendo a escrava de origem africana. A Coroa Portuguesa cria uma série de impostos e taxas para lucrar com a exploração do ouro no Brasil. Entre os principais impostos estava o quinto. Grande crescimento das cidades na região das minas, com grande urbanização, geração de empregos e desenvolvimento econômico. A capital é transferida para a cidade do Rio de Janeiro

A História do Brasil Imperial tem início em 7 de setembro de 1822 com a proclamação de Independência do Brasil por D. Pedro I. O término deste período é a Proclamação da República, ocorrida no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889. Durante esta época, o Brasil foi governado por dois imperadores: D.Pedro I (de 1822 até 1831) e D.Pedro II (de 1840 até 1889). Entre os anos de 1831 e 1840, o Brasil foi governado por regentes.

Principais fatos da História do Brasil Império (Cronologia)

1822 - No dia 7 de setembro, D.Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo, proclama a Independência do Brasil. Início do Brasil Monárquico.

1822 - No Rio de Janeiro, em 12 de outubro, D.Pedro I é aclamado imperador do Brasil.

1823 - Reunião da Assembléia Geral Constituinte e Legislativa do Brasil. A Assembléia foi dissolvida por D. Pedro I que criou o Conselho de Estado.

1824 - No dia 25 de março, D.Pedro I outorga a Primeira Constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com