TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem sistemica

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura organizacional

 O ambiente corporativo é composto essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional. Esta por sua vez consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.

A cultura organizacional é o modo de como as pessoas se interagem na organização. No ambiente organizacional, as pessoas constituem um sistema interativo formado por um elemento formal e informal, que promovem a cultura organizacional.

Deve-se haver uma sintonia dos valores dos dirigentes com os valores dos colaboradores, pois o contrário recairá em prejuízos consideráveis para a organização.

Várias pesquisas sugerem que uma Cultura Organizacional saudável e vigorosa é capaz de proporcionar vários benefícios, incluindo os seguintes:

-vantagem competitiva derivada de inovação e serviço ao cliente;

-Maior desempenho dos empregados;

- Coesão da equipe;

- Alto nível de alinhamento na busca da realização de objetivos.

 O ambiente organizacional é um dos fatores motivadores para o trabalho. As pessoas constituem um sistema interativo formado por um elemento formal e informal, que promovem a cultura organizacional.

O elemento formal consiste nos valores dos dirigentes,  que determinam a cultura oficial da empresa ( valores professados). O elemento informal é composto pelos demais membros da organização que possui distintas visões do mundo ( valores efetivamente praticados).

Toda cultura existe em três diferentes níveis:

- Artefatos: Todas as coisas,  que definem uma cultura e revela como a cultura lhe da atenção: produtos, serviços, padrões de comportamentos dos membros.

- valores compartilhados:Valores relevantes (justificativas) importantes para as pessoas – razões da forma de agir.

Pressuposições básicas: as crenças inconscientes, percepções, sentimentos que os membros da organização acreditam.

[pic 1]

Assim, a cultura organizacional não deve ser imposta pelos stakeholders ( acionistas - patrões), pois é um padrão de assuntos compartilhados que um grupo aprendeu para resolver os problemas de adaptação externa e integração interna. Deve estar em plena harmonia com os colaboradores, para que atinja a maneira correta de solucionar os prolemas. A cultura organizacional deve estar em equilíbrio com os colaboradores: seus anseios, estímulos e aprendizado, pois caso contrário as organizações passaram por situações desagradáveis o que levará a sua decadência.

Os dirigentes devem entender que a cultura organizacional é uma forma que a organização aprendeu a lidar com o seu ambiente.

Qual a relação da cultura dos colaboradores com a cultura organizacional?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (504.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com