TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abstract

Por:   •  11/11/2015  •  Abstract  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

A cozinha original do Brasil se baseia muito na culinária Européia, Portuguesa, Africana e a Indiana. Essa mistura e trocas alimentares fizeram a nossa comida tão rica e saborosa.

A culinária Indígena era composta por alimentos oriundos das caças e pescas e frutas colhidas por eles mesmos. O preparo dos alimentos era de forma muito particular preparado por eles; algumas tribos não conheciam o fogo e comiam os alimentos crus ou aquecidos em cima de pedras com o calor do sol. As que conheciam faziam os alimentos assados na brasa envoltos em folhas de bananeira.

A fritura não era utilizada, pois essa técnica só foi aprendida tempos depois com os portugueses que faziam uso de óleos vegetais/ oliva e gordura animal, onde usavam a técnica de mergulhar carnes, peixes e frangos em óleo quente.

Uma das raízes mais importantes da época foi a mandioca que também era consumida pelos índios e mais tarde pelos escravos. Da raiz da mandioca era feito o Tucupi, molho extraído da mandioca descascada para que a goma se separasse do liquido e cozida por horas para se eliminar o “veneno” que na verdade seria produzido pela presença de um ácido. O caldo obtido e acrescido de alfavaca e chicória erva que caracterizam o Tucupi.

Os escravos também contribuíram para a nossa culinária. Uma das contribuições mais importantes foi o Azeite de Dendê, o coco da Bahia, quiabo, ingredientes indispensáveis na culinária Africana.

Foi também através dos escravos que os alimentos vindos das senzalas chegaram às casas grandes. Exemplos que temos é a feijoada, que era feita pelos escravos com restos de carnes de porco que não eram utilizadas pelos senhores.

Nosso país tem uma diversidade e riqueza de alimentos, onde cada região tem sua culinária bem distinta.

Na Região Norte – a mandioca era bem consumida desde os tempos dos Índios. Tem também o Tucupi, prato famoso no Pará, as frutas silvestres como o açaí, cupuaçu e a pupunha, frutas exóticas e com sabores indescritíveis.  

A Região Nordeste – tem influencia de diversos países e práticas indígenas que resultou em uma cozinha rica e variada o que podemos citar a galinha ao molho pardo, feita com sangue da galinha.

Região Centro Oeste- sofre grande influencia da região Sul, devido ao desbravamento da nossa região que ainda era pouco conhecida. Foi agregado aos nossos costumes pratos como churrasco gaúcho e também é grande consumidor de peixes de água doce, por exemplo, o Pacu, a erva mate, e as frutas do cerrado.

Na Região Sudeste – é onde estão os estados mais ricos do país, sofrerem influencia da permanência dos Índios no litoral do Espírito Santo e dos Bandeirantes que vieram para essa região em busca de ouro.

Nas grandes cidades dessa região ocorreu a influencia de outros países como a Itália, Japão, Coréia, China, Alemanha, Polônia. Isso se deve ao grande numero de visitantes.

Na Região Sul – foi a que mais sofreu a influencia dos imigrantes Italianos, já que o clima é bem parecido com o do seu país de origem. Os pratos típicos dessa região são: macarronada, polenta, pão integral, lingüiça e embutidos, churrasco, barreado paranaense, comida tropeira, porco no rolete. Os gaúchos em particular consomem bastante o chimarrão.

A população brasileira teve muitas mudanças em seus hábitos alimenta. Na ultima década tivemos a diminuição no consumo dos alimentos característicos de cada região, e o aumento de alimentos ricos em açúcar simples, gordura e sal. Isso ocorreu pela grande migração de pessoas do ambiente rural para a cidade, onde existe uma maior oferta de produtos industrializados. Essas mudanças também influenciaram no habito a prática de atividade física, pois em muitos casos as pessoas que passavam o dia cuidando da terra e se movimentando, passaram a trabalhar em atividades mais leves. Além disso, o avanço da tecnologia tem facilitado a vida do homem, e tudo isso contribuiu para que a população faça menos atividade física.

Essas mudanças vêm afetando a saúde da população, pois com o excesso do consumo de alimentos e a diminuição da atividade física ouve um aumento nas doenças.

Uma das doenças que ocorrem devido a essa mudança de hábitos alimentares é Fome Oculta, onde não sentimos a sensação de fome, mas o corpo está mal alimentado, ou seja, alimentação inadequada e gera uma carência de vitaminas e minerais.

Nutrientes- são muito importantes para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, por isso devemos manter uma dieta balanceada para que não falte nenhum nutriente e com isso apareçam os problemas de saúde, tais como anemia, que é a falta de ferro – diarréia, falta de zinco – fadiga lentidão falta de iodo, e vários outros.

A educação alimentar e nutricional é uma jeito de informar as pessoas para que elas possam ter uma alimentação adequada, e esclarecer a respeito do mal que a má alimentação causa ao organismo.

Também estimular o consumo de alimentos saudáveis.

Com todas essas mudanças nos hábitos alimentares e com a migração do campo para a cidade e a diminuição da atividade física e aumento dos alimentos industrializados levou ao aumento do sobrepeso e obesidade.

O índice de massa corporal é utilizado para avaliar se o peso está adequado para a altura do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com