TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abstract-Resumo Acadêmico

Artigo: Abstract-Resumo Acadêmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

Definição e finalidade do Resumo

Definição:

De acordo com Lakatos e Marconi (1985), o resumo é a apresentação concisa e seletiva do texto. Nele, destacam-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais ideias do autor da obra.

Finalidade:

Sintetizar e difundir informações;

Gerar curiosidade.

O que é abstract?

A relevância do abstract na apresentação de trabalhos na universidade.

Leitores em potencial do abstract: comissão avaliadora e participantes de eventos/leitores (ou por que o abstract precisa ser bem elaborado).

Obediência às normas de formatação: fonte tamanho da letra, quantidade de palavras, estrutura.

perfil do usuário de internet da Terceira Idade na cidade de Fortaleza: um estudo qualitativo.

PAIVA, G.M.F Mestranda em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará, bolsista da FUNCAP

   A importância da Terceira Idade é um dos tópicos mais discutidos pelas iniciativas privadas e governamentais atualmente, pois até pouco tempo, era um grupo inexpressivo. A internet tornou-se um dos maiores atrativos deste nicho social e é neste contexto que se pretende entender como a Terceira Idade concebe a Internet e de que forma se constrói o seu perfil na cidade de Fortaleza.

A pesquisa qualitativa foi realizada em Março e Abril do ano de 2005, mediada por gravador de áudio, com roteiro de entrevista não estruturado para cinco sujeitos em um curso de informática direcionado para a Terceira Idade.

Os resultados mostraram que o perfil do usuário maduro de internet se constitui da seguinte forma: a) a princípio, aspectos relativos à informática, tais como a posição das letras no teclado, termos técnicos e problemas para lembrar comandos específicos, a estranheza quanto aos termos em inglês tornam-se o grande desafio destes usuários; b) contudo, a possibilidade de se relacionarem com amigos e parentes, conhecer pessoas novas configuraram-se como a motivação mais importante que os faz superar as possíveis dificuldades; c) muitos deles não possuem computador, mas pretendem comprar-lo um dia, sendo o curso o principal lugar de acesso, em seguida destacam-se as lan-houses;

Deste modo, podemos concluir que há uma demanda crescente de usuários de internet do segmento etário Terceira Idade, composto por pessoas que pretendem, acima de tudo, estabelecer e manter laços sociais.

Organização Retórica do Resumo acadêmico

Geralmente, o resumo acadêmico segue a seguinte estrutura. Todavia, você pode encontrar maneiras diferentes de compor e de organizar um abstratc :

Introdução:

Deve contextualizar o tema;

Justificativa:

Explicitar a relevância da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com