TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acuracidade de estoque

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

Acuracidade de Estoque

        Consiste na apuração e análise do estoque real (o que está presente na loja) com o estoque lógico ( os números que estão registrados no sistema de controle de mercadorias ). É necessário que as informações do estoque físico sejam exatamente compatíveis com as que estão registradas no sistema de controle de mercadorias do estabelecimento.

        A falta de confiabilidade nas informações afeta todos os setores de uma organização, desde o nível gerencial até o operacional, pois pode levar a empresa a comprar errado, produzir itens desnecessários e até provocar parada de linhas produtivas.

        Uma das formas mais eficazes de se obter uma rápida e consistente melhoria na acuracidade de estoques,é a utilização dos sistemas de inventários ou contagem cíclica ou rotativa, que trata de um processo de checagem das quantidades de estoques através da contagem de porções do estoque, em uma base contínua. Quando  implantado de forma correta, gera um aumento na acuracidade de estoques em um curto prazo de tempo.

        O inventário cíclico é importante por diversos benefícios como redução de vendas perdidas; eliminação dos custos nos serviços; garantia que os produtos pedidos serão efetivamente aqueles separados e expedidos para os clientes e  melhoria da produtividade operacional.

        É imprescindível, uma boa análise dos estoques para o bom funcionamento de todo sistema de controle, e para manter a alta acuracidade de estoque em um negócio é preciso:

        - Classificar os itens do inventário : Implementar a sistemática de um inventário rotativo, com base em uma classificação prévia dos artigos armazenados, conforme o sistema da curva ABC e em função de volume, giro ou popularidade dos produtos, por exemplo, artigos da classe A são os que tem maior valor ou os que são críticos para o seu negócio; os da classe B são os de estima ou de importância média; os da classe C tem menor importância e os da classe D respondem por uma pequena movimentação na empresa. A contagem vai obedecer à ordem de relevância das classes, os itens do tipo A são contados diariamente ou semanalmente, enquanto os do tipo D, anualmente.

        - Realizar inventário rotativos : Ao cumprir os procedimentos de contagem cíclicas em sua periodicidade diária, semanalmente ou anualmente, torna-se viável encontrar divergências mais rapidamente, assim como, ações corretivas.

        -Disciplinar e motivar quem trabalha nos estoques – Os colaboradores devem estar bem treinados, cumprir rigidamente os procedimentos de controle e podem até mesmo ser incentivados com bônus, se a meta for atingida.

        -Investir em tecnologia : É importante a implementação de sistemas que informatizem certas fases de controle e automatizem procedimentos quando há um grande volume de mercadorias estocadas e complexidade de armazenamento.

        Os recursos tecnológicos aplicados hoje em dia são variados, e vão desde códigos de barras até softwares para o gerenciamento de armazéns. Quando a alimentação dos sistemas é bem feita, o monitoramento de entradas e saídas dos produtos será sempre mais confiável.

        -Escolher bem a infraestrutura dos depósitos : O galpão onde vai se instalar o estoque deve estar adequado não só em termos funcionais, mas também nos aspectos dimensionais, de capacidade e de segurança. Se houver algum problema ou desgaste estrutural, é preciso revisar a política de armazenamento e logística. E se preciso, investir em uma ampliação ou aluguel de um novo depósito que atenda melhor sua demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com