TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adimistração da produção

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento, Programação e Controle de Produção

ETAPA 1

Passo 1

PCP se trata de um conjunto de atividades da administração da produção relacionadas que visa aumentar a eficiência e eficácia da organização: materiais, máquinas, equipamentos e pessoas, para a produção de bens e serviços demandados pelos clientes.

O planejamento é a função que determina com antecedência quais os objetivos que vão ser atingidos e o que vai ser feito para atingi-lo da melhor forma possível.

O PCP determina a melhor forma de a empresa suprir as principais prioridades na produção de seus bens e serviços. Essas prioridades estãointerligadas ao custo, qualidade e flexibilidade.

Passo 2

Quem não planeja, programa e controla o que é produzido, com certeza terá dificuldades em alcançar os níveis de produtividade e qualidade que o mercado procura, logo estará fadado ao desaparecimento.

Para que isso não ocorra, o empresário deve sempre ir em busca de gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, e eficiente.

Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade em primeiro lugar e produtividade.

A garantia de resultados imediatos está ligada ao bom planejamento, programação e controle de toda a cadeia do processo de produção.

Dessa forma, se torna possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas no processo, metas traçadas de melhoria do produto, para que ele seja bem aceito no mercado, para isso será necessário também um bom plano de marketing para uma melhor divulgação do produto. Essa prática de qualidade/produtividade também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

Passo 3

Ainda vemos muita gente enxergando um alvo no PCP, basta alguma coisa sair errado e prejudicar o atendimento ao cliente e daí são pedras e pedras atiradas no PCP. Ainda existem aventureiros nessa área, mas eles são facilmente identificados porque cedo ou tarde sua falta de capacidade e conhecimento técnico e experiência vão custar caro àempresa, no entanto o PCP é um departamento chave da administração da produção, que necessita de informações de todas as demais áreas, principalmente da área comercial e industrial.

Muitas empresas enxergam a solução de seu planejamento em altos investimentos de TI, em software de gestão, programas de Lean Manufacturin, traduzida como produção enxuta, ou sistema Toyota de produção, entre outros, deixando de lado um fator importantíssimo nesse processo que é a comunicação total de todas as equipes.

Acreditem ainda há muitas empresas onde muitos colaboradores se querem fazem idéia do que o PCP faz e de suas responsabilidades, “compras”, por exemplo, precisam saber o tamanho dos contras que um atraso de material provoca na programação diária de uma produção, o comercial não pode vender mais do que o limite da empresa e também não deve prometer prazos absurdos de imediatos forçando as quebras de produção e assim relativamente nos demais departamentos da empresa que constituem um sistema interligado, e aí está o problema, em nossa opinião, muitos departamentos falham devido à falta de comunicação interna e externa, mas infelizmente só o PCP responde e paga por isso, por ser o departamento chave, principal da produção de uma fábrica, não desmerecendo os demais departamentos, pois se tornando um setor muito criticado.

Passo 4

Era uma vez, em um reino bem distante, uma empresa quede pois de 10 anos de funcionamento resolveu montar o PCP. Desde a sua fundação até o dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com