TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao financeira

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

2.1 Decisões de Financiamento a longo prazo

O administrador financeiro deve entender e se preocupar com gestão de três grande áreas da administração financeira corporativa, são elas: orçamento de capital, estrutura de capital e a administração de capital de giro. Podemos dizer que o capital de giro são recursos de rápida renovação, que podem representar a liquidez disponivel para a organização, ou seja, as decisões tomadas pela empresa no curto prazo, assim como as suas atividades operacionais e financeiras, isso significa que a empresa deve saber comandar e administrar todo o seu estoque, produção, venda dos seus produtos e mercadorias, recebimento de produtos e o momento certo para comprar e vender, também podemos dizer que o capital de giro é simplismente receber mais cedo e pagar mais tarde. Ao contrário, o orçamento de capital e a estrutura de capital são decisões de longo prazo. O orçamento de capital é um demonstrativo quando a empresa pretende adquirir novos equipamentos , instalações, máquinas, entre outras, ou seja, aumentar os ativos da empresa por decorrência de desgaste, custo, aumento na produção ou até mesmo na substituição dos mesmos por equipamentos mais modernos.  Podemos dizer que é uma ferramenta importante quando se trata de recursos escassos e fundos limitados.

Para a empresa tomar a decisão de um investimento é necessário analizar se é viável ou não, o que aquele investimento implicará na rentabilidade da empresa, o preço, o mercado, e todos outros processos que indiquem que aquele projeto será eficiênte para a empresa.

A decisão de financiamento a longo prazo é simplismente uma decisão quando a empresa ulitiza seus fluxos de caixa para financirar gastos de capital e acumular seu capital de giro e captando fontes de recursos que possuem menor valor. Outra forma de financiamento pode ser através de recursos próprios que é desenvolvida por meio da retenção de lucros e da emissão de ações por meio do mercado de capital, que é quando a empresa disponibiliza ações a venda. No Brasil essa prática ainda é pouco explorada, devido a falta de interesse das pessoas em adquirir ações. Por conta disso, as empresas ainda recorrem aos capitais de terceiros, debêntures e o Leasing. Essa intermediação ainda é feita nos mercados de capitais, que são os famosos bancos.

Tanto o capital próprio como o capital de terceiros são recursos muito importantes para a prática de finanças de uma empresa. E quando uma empresa toma dinheiro emprestado, elas prometem fazer o pagamento regular e programaos de juros, assim como devolver todo capital originalmente emprestado. A pessoa ou a empresa que concede o empreéstimo é chamado de credor ou emprestador.

Todo tipo de financiamento recebe um nome, e esses são chamados de notas, debêntures ou obrigações. Uma debênture é uma dívida não garantida de uma empresa, enquanto as obrigações são garantidas por hipoteca dos bens ( ativos) da empresa. Geralmente quando a dívida não é garantida o seu prazo para paamento é mais curto, ou seja, inferior a 10 anos. As debêntures e obrigações são dívidas de longo prazo, ou seja, elas são obrigadas a serem pagas em um prazo superior a 1 ano.

Existem alguns tipos de dívidas que não recebem prazo para pagamento, essas são conhecidas como Consol.

Capital Próprio X Capital de Terceiros

Aspecto                                          Capital Próprio                                          Capital de Terceiros

Rendimento                                    Dividendos                                                 Juros

Tratamento Fiscal                       Os dividendos são tributados                       Os juros são atributados como

                                                    como rendimento da pessoa física.              rendimento da pessoa física. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com