TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRIPÉ DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS

Dissertações: O TRIPÉ DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  3.497 Visualizações

Página 1 de 4

O TRIPÉ DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS

Vou explicar um pouco mais pra você o tripé da administração financeira.

No “Registro de caixa das entradas e saídas” é armazenado todo o movimento financeiro da empresa relativo às entradas e saídas de caixa. Este é o tipo de controle mais básico. Normalmente, mesmo que não em moldes mais elaborados, todas as empresas possuem

controle de caixa.

É no “Movimento de caixa e controle bancário, conforme extratos” que se registra a movimentação bancária, similar ao controle de caixa, mas neste caso, restrito apenas às contas em bancos.

Por meio de um bom “Controle de estoques” determinamos as necessidades de reposição na empresa. O controle mostra o movimento de estoques, tanto de matéria-prima e de material acabado e produzido (no caso de indústria) e das mercadorias quando se trata de comércio. Neste controle, podemos analisar também o item ‘patrimônio’ do tripé.

Os controles de “Contas a pagar” e “a receber” são justamente os que dão a noção de futuro da empresa, porque mostram o que teremos no futuro, tanto de entradas de caixa, como de saídas de caixa. Eles representam o que a empresa tem a receber e a pagar no futuro. São

estes controles que dão origem ao controle de fluxo de caixa.

Já o “Fluxo de caixa” é a fotografia do futuro da empresa: cruza as informações a pagar e a receber na empresa e fornece a noção de como a empresa estará nos próximos meses em termos financeiros. Todos estes controles são necessários e exigem dedicação no levantamento de dados e na manutenção adequada das informações do negócio. Por isso, precisam estar bem organizados para dar origem a um fluxo de caixa que represente uma previsão um pouco mais próxima do histórico da empresa.

Abaixo apresento o Fluxo de Informações Financeiras da Empresa que permite a percepção

da necessidade dos controles.

Veja que as operações da empresa começam com as compras. A operação de compra e o envio de matérias-primas e mercadorias para os estoques são o primeiro passo. Se a compra for efetuada à vista, gera-se um movimento de saída de dinheiro no caixa da empresa. Se

efetuada a prazo, não se retira o dinheiro da empresa no momento da compra, mas registra-se no controle de contas a pagar.

Em seguida, temos a operação de vendas, a qual, da mesma maneira, se efetuada à vista, gera um movimento de entrada de dinheiro na empresa; se for a prazo, gera um futuro crédito para a empresa, um registro no controle de contas a receber.

E é no fluxo de caixa que se encontram os valores registrados no “contas a receber” e no “contas a pagar”.

O segundo item do tripé, contém o que é necessário para a apuração de resultados.

Este item do tripé consiste no foco de nosso curso. Vamos conhecer o fluxo de caixa e usá-lo na apuração de receitas, custos e despesas.

Vamos aprender a classificar os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com