TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrativos decorre de “ausência de regulamentação legal”

Tese: Administrativos decorre de “ausência de regulamentação legal”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Tese  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

1) É correto afirmar que a discricionariedade dos atos administrativos decorre de “ausência de regulamentação legal”? Por quê?

Não, a discricionariedade dos atos administrativos procede da própria disciplina normativa, respeitando as barreiras da legalidade, pois a administração pública não poderá agir arbitrariamente ultrapassando os limites que a lei impõe para sua atuação.

Conforme Maria Sylvia Zanella de Pietro (2009), a fonte da discricionariedade é a própria lei, que deixa uma margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de modo que a administração poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas válidas perante o direito, utilizando critérios de oportunidade, conveniência e justiça próprios da autoridade administrativa.

2) Dê um exemplo de ato administrativo vinculado e um exemplo de ato administrativo discricionário.

Um exemplo de ato administrativo vinculado é a licença para dirigir veículos automotores, onde cabe à autoridade pública apenas verificar se foram preenchidos os requisitos legais necessários.

Como exemplo de ato administrativo discricionário, considera-se a possibilidade conferida ao administrador de conceder ao particular autorização para uso de bem público, onde a administração possui a liberdade de escolha de acordo com sua conveniência e oportunidade.

3) Em que sentido os atos administrativos discricionários estão livres de controle judicial?

Como o poder discricionário é delimitado pelo próprio legislador, garantindo ao administrador liberdade de escolha de acordo com seu o juízo subjetivo, o judiciário não adentra ao mérito administrativo (critérios de oportunidade e conveniência), verifica apenas aspectos quanto à legalidade do ato, tendo sua atuação restrita sobre os atos discricionários.

O controle judiciário verifica se administração ultrapassou os limites da discricionariedade, não analisa as escolhas administrativas pertinentes ao objeto ou aos motivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com