TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo escolhido: Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar

https://uva.epic-sam.net/Learn/Player.aspx?enrollmentid=6612059

  1. O tema, o problema, o objetivo e a hipótese do artigo.

O tema abordado nesse artigo é a adolescência, com foco psicanalítico; o problema é a prolongação desta fase, através de atitudes infantilizadas ou até mesmo através do uso das drogas; o objetivo é os adolescentes que se recusam a adquirir atitudes mais maduras e dar seguimento a uma nova fase de sua vida, a fase adulta, onde ele adquire responsabilidades e descobre o seu papel social. A hipótese do artigo é um estudo mais aprofundado desta questão, para que hajam mudanças sociais e psicológicas, no entanto isso só será possível a partir do momento que o adolescente aceitar que em determinado momento ele tem que crescer e envelhecer, deixar suas atitudes infantis no passado.

  1. O método de pesquisa que foi aplicado. Justifique.

O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa descritiva, onde há o estudo de caso, análise do trabalho, e pesquisas documentais. Nele o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade. Interessa-se em descobrir e observar fenômenos, descrevendo-os, classificando-os e interpretando-os. Os dados obtidos são analisados e interpretados.

  1. A relevância do estudo.

O estudo foi muito importante, pois devido a ele foram construídas boas bases, onde eles puderam estruturar seu artigo de forma correta. Usando as fontes bibliográficas, citando-as corretamente tanto ao longo do artigo como ao final, em suas referências.

  1. Identifique se no desenvolvimento do artigo foram utilizadas fontes primárias ou secundárias. Explique a diferença.

Foram utilizadas fontes secundárias, pois eles desenvolvem o artigo baseados em citações de outros autores, como Freud.

  1. Exemplifique os tipos de citação que estão presentes no artigo. Explique a diferença entre elas.

Estão presente no texto citações indiretas e citação direta longa. A diferença entre elas é que na citação indireta, o autor escreve com suas palavras o que o autor citado quis dizer, apenas fazendo referência a seu nome. Já na citação direta longa, a citação ocorre de forma literal a original, contendo mais de 3 linhas e com margens recuadas.

  1. Destaque três tipos de Referências. Explique o que as diferencia, conforme suas normas de apresentação (ABNT).

Três tipos de referências utilizados foram: livros, artigos/revistas com autores definidos e um artigo de um boletim com autor também definido. Os que as diferencia são a definição de onde podem ser encontradas, por exemplo, quando referência for um revista, indicar página, verso, de onde foi retirado a citação.

  1. Considerando a norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 da ABNT (2003), disponível em:http://porvir.org/wp-content/uploads/2013/08/abntnbr6022.pdf ), avalie que aspectos demonstram estar o artigo selecionado adequado ou não à norma citada.

Os aspectos que demonstram que este artigo não está adequado, são a sequência incorreta dos termos, por exemplo, elementos pré-textuais, onde deve constar o título e o subtítulo seguido do nome dos autores, depois o resumo em língua local e logo adiante as palavras chaves, no artigo escolhido o resumo em língua estrangeira é apresentado logo adiante do resumo local e, segundo as regras da ABNT, o resumo em língua estrangeira deveria constar após os elementos textuais, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na verdade, não apenas o resumo em outra língua, bem como também deveria constar novamente o título e o subtítulo também nesta língua escolhida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com