TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Financeiras

Por:   •  16/1/2016  •  Artigo  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

INTRODUÇÃO        

Problema        

Objetivos da Pesquisa        

Definição do Problema        

Hipótese        

Justificativa do Tema        

Procedimentos Metodológicos        

Estrutura do Trabalho de Pesquisa        

CAPÍTULO 1 – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO        

Ambiente Organizacional:        

Estratégia:        

CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS:        

INTRODUÇÃO

O mercado, no decorrer dos últimos anos, tem passado por inúmeras mudanças, o que implica em uma necessidade maior por parte das empresas, de um controle e melhor planejamento financeiro. O orçamento, é uma destas ferramentas, que vem sendo usada desde a antiguidade.

Independente do ramo de atividade ou de seu porte, o controle através do orçamento, é uma das formas mais importantes de planejamento, controle e avaliação das atividades operacionais da empresa, visando alcançar o melhor resultado.

Atualmente, as previsões orçamentárias realizadas permitem aos gestores, realizar um melhor planejamento sobre seus fluxos de caixas futuros, podendo desta forma, já se programar para obter recursos, se necessário.

Problema

        Como o processo orçamentário no ramo de cemitérios, poderá auxiliar a gestão, em suas decisões?

Objetivos da Pesquisa

Esta pesquisa, tem por objetivo, analisar processos orçamentários e qualificar quais são os utilizados pelas empresas do ramo de cemitérios, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um. Avaliar ainda, a importância deste processo na tomada de decisões financeiras por parte das empresas, independentemente de seu porte.

Definição do Problema

O Planejamento e Controle Gerenciais, são de suma importância para todas as empresas atualmente. Temos alguns modelos orçamentários, que podem ou não se adequar a cada caso. Para o ramo de cemitérios, com histórico de orçamentos realizados nos últimos anos, seria necessária uma revisão, devida a trocas constantes de gestão, que impactam diretamente nos planejamentos.

Hipótese

  Como manter o planejamento e controle financeiro, em meio a inúmeras incertezas tanto no mercado, quanto na direção da empresa?

 Seria possível, com a troca ou não de gestão, manter a estrutura orçamentária e sua devida prestação de contas (Projetado X Realizado)?

 

Justificativa do Tema

Este trabalho pretende contribuir com suas conclusões, demonstrando como as ferramentas orçamentárias disponíveis  poderá auxiliar no controle gerencial e na melhor tomada de decisão, inclusive de caixa (programação financeira). Desta forma, busca-se criar uma base, para que se possa avaliar o planejamento financeiro e gerencial como um todo, visando manter a capacidade financeira e também a perpetuidade dos negócios.

Procedimentos Metodológicos

O trabalho será desenvolvido baseado em pesquisa bibliográfica, nas áreas de Controladoria, Contabilidade e Planejamento Financeiro.

Estrutura do Trabalho de Pesquisa

O presente trabalho irá abordar alguns aspectos contábeis e financeiros das empresas, analisando-as com a certeza de que estas empresas estão utilizando o melhor modelo de orçamento e tomando as melhores decisões, com os dados apresentados por este modelo.

CAPÍTULO 1 – PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

O orçamento dentro da organização, tem por necessidade, definir antecipadamente quais serão suas metas e objetivos a serem atingidos no decorrer do ano seguinte. Além de sua elaboração, é necessário a manutenção e controle dos gastos, pois apenas a sua elaboração em nada acrescenta à empresa.

O Orçamento Empresarial, tem o seguinte conceito, segundo Frezatti (2009, p.46):

O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve ser baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades e a direção da entidade para um periodo e proporciona condições de avaliação do desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.

O desenvolvimento do processo orçamentário, dependente da participação de todos os gestores das entidades, de maneira diferenciada. É importante, que além do modelo a ser utilizado, o processo seja aceito, possua credibilidade e principalmente o apoio dos líderes da empresa, já que o planejamento irá nortear as decisões nos próximos períodos, porque apesar de ser imprescindível esse instrumento no processo administrativo, o seu produto sempre será uma estimativa, que se não for observado certos critérios pode torná-lo inútil.

Cabe ressaltar ainda que não só o modelo de gestão, mas as próprias características do negócio influenciam as bases orçamentárias.

Entendem-se que o planejamento orçamentário deverá conter as seguintes peças, como produto final: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado (DRE) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), além de um plano estruturado de investimentos que serão realizados pela entidade, que deverá ser avaliado pela alta direção e também pelos gestores operacionais, definindo-se prioridades e reais necessidades.

Para que se possa elaborar um bom planejamento orçamentário, a DRE é de extrema utilidade para os gestores da organização. É através dela que serão avaliadas as atividades e sua real contribuição. Claro, que outros indicadores serão extraídos das demais demonstrações, mas para a maioria dos gestores, os indicadores extraídos da DRE, irão norteá-los durante o próximo ano.

Durante a elaboração do processo orçamentário, podemos dividir as atividades em dois focos, o estratégico e o operacional.

Para o foco estratégico, devemos levar em consideração alguns itens, tais como os descritos abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com