TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de demonstrações contabeis

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

A DRE apura o lucro ou prejuízo do exercício, engloba as receitas, despesas, ganhos e perdas, independentemente de seus pagamentos e recebimentos.

Receita Liquida

A receita liquida é composta pela receita de vendas da empresa (de seus produtos ou serviços), deduzidos os valores dos impostos (que são a parcela que não pertence à empresa). Para resultar na receita liquida, descontos e devoluções são excluídos.

Lucro Bruto

O lucro bruto é a diferença entre receita liquida e custo dos itens vendidos. É destinado para pagar despesas com vendas, despesas administrativas e despesas financeiras.

Quanto maior o lucro bruto, mais capacidade a empresa tem de arcar com suas despesas, encargos, impostos e o lucro dos acionistas.

Lucro Bruto = receita liquida – custos variáveis (custos dos itens vendidos)

Questão 02

Ativos

Ativos são todos os bens e direitos que uma organização possui e podem ser convertidos em valor monetário, e são classificados por:

Ativos Circulantes: Grupo que representa bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro: dinheiro em caixa, contas bancárias, mercadorias, depósitos bancários, matérias prima e títulos.

Ativo não circulante: Representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do estado, com a intenção de obter renda em longo prazo, imobilizada e intangível.

Os ativos permanentes são os investimentos em longo prazo. Os ativos Fixos são os bens e direitos adquiridos pela empresa e se classificam em tangíveis (bens materiais, como: prédios, mobílias, poços de petróleo, etc.) e intangíveis (são representáveis pelos direitos legais ou econômicos (direitos autorais, marcas, patentes, etc.).

Questão 03

Passivos

O Passivo Exigível, tanto o circulante quanto o não circulante, é composto de dívidas, obrigações, riscos (provisão para garantias, por exemplo) e contingências (estas são fatos geradores já ocorridos, como atuações fiscais, trabalhistas, ações judiciais e outros litígios em discussão).

Passivos são representados por todas as obrigações e dividas que a organização possui com pessoas físicas ou jurídicas e podem ser classificados em: Passivo circulante (todas as obrigações e dividas que a organização deve eliminar no próximo ano como contas a pagar e impostos) passivo em longo prazo (obrigações e dividas que vencem após o termino do exercício seguinte, como hipotecas e cambio, por exemplo), Resultados do Exercício (Dinheiro que pode ser recebido adiantado) e outros passivos.

Questão 04

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido é a diferença entre ativo total e passivo exigível. Mede os recursos que são da empresa e é obrigação perante aos acionistas.

O patrimônio líquido aparece com os cinco subgrupos citados: capital social, reservas de capital, ajuste de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

Questão 05

Despesas e Receitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com