TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimentos - RENDA FIXA

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Horizonte de investimento - O tempo pretendido para o retorno do investimento. 

Como funcionam Fundos de Renda Fixa

Veremos a primeira alternativa ao investimento em poupança: os fundos de Renda Fixa e Fundos DI. Em um nível introdutório, esses fundos são bastante semelhantes e portanto não precisamos ficar focando nas poucas diferenças entre eles.

Os fundos de Renda Fixa existem devido à necessidade que todos os governos (não é só o brasileiro) têm de dinheiro. Os governos precisam de dinheiro para pagar dívidas que estejam vencendo, fazer novas obras, compor reservas, financiar novas obrigações, etc. Assim, eles precisam de dinheiro, e muito.

A solução é tomar emprestado. E qualquer um de nós pode emprestar dinheiro ao governo, investindo em um fundo de renda fixa.

Para isso, você, e milhares de outros correntistas, procuram um banco e decidem investir seu dinheiro em um fundo de renda fixa. O banco junta todo o dinheiro e empresta ao governo, cobrando juros. (Isso é interessante pois o governo paga juros muito melhores que a poupança, e todos os investidores irão ganhar mais).

O governo paga os juros sobre o dinheiro, e o dinheiro do investidor vai rendendo. Da rentabilidade bruta, o banco retira a sua remuneração (taxa de administração) e o Imposto de Renda. O restante é a rentabilidade líquida do investidor (que mesmo assim pode chegar ao dobro da poupança). Veja o exemplo:  

[pic 1]

 

Quanto Rendem

 

Um fundo de renda fixa rende aproximadamente a TAXA SELIC, menos a TAXA DE ADMINISTRAÇÃO e menos o IMPOSTO DE RENDA:

 

Assim:

SELIC

- TX. ADMINISTRAÇÃO

= Rentabilidade Bruta (RB)

- IMPOSTO DE RENDA

=

Rentabilidade Líquida

 

Assim, o investidor deve ficar atento a cada um desses fatores, pois eles influenciam muito o resultado.

Come-Cotas (adiantamento de uma % do IR)

Desconto semestral de Imposto de Renda cobrado dos fundos de investimento de renda fixa e DI. O imposto incide sempre no ultimo dia útil do mês de maio e de novembro, reduzindo a quantidade de cotas dos clientes no fundo de investimento. Não há como escapar da incidência do tributo, não adianta resgatar antes, porque neste caso a alíquota será cobrada no momento do resgate.

Alíquota

A alíquota utilizada para a cobrança do Imposto de Renda é sempre a menor da categoria. Ou seja, para os fundos classificados como de longo prazo, por meio do come-cotas, a cobrança é de 15% e nos de curto prazo fica em 20%.

A diferença é cobrada no momento do resgate do fundo. Por exemplo: para os fundos de curto prazo (prazo médio igual ou inferior a 365 dias), a alíquota de IR é de 22,5%, no caso de aplicações de até 180 dias. Isso quer dizer que, no come-cotas, serão cobrados 20% e os outros 2,5% são cobrados no momento do resgate do fundo, se for o caso.

Já nos fundos de longo prazo (prazo médio igual ou superior a 365 dias), o IR varia de 22,5% (aplicações até 180 dias) a 15% e, se for o caso, no momento do resgate será cobrada a diferença, que pode chegar a 7,5%.

API (analise do perfil do investidor)

Identificação - Consiste nas expectativas, horizonte de tempo, tolerância a riscos e situação financeira. Ou seja adequar o investimento as necessidades e objetivos.

Um bom relacionamento atrai novas oportunidades de negocio.

Termo de Adesão

Sempre que for aplicar pela primeira vez em algum fundo de investimento, é necessário assinar o termo de adesão que confirmará que o investidor recebeu o regulamento e o prospecto do fundo e está ciente da política de investimentos do fundo e seus eventuais riscos. Esse termo na maioria dos casos pode ser assinado digitalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com