TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise Investimento

Casos: Atps Analise Investimento. Pesquise 800.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Uniderp – MANAUS

Tutor EAD: Vanessa Rodrigues Bentos

Tutor presencial: Monica Mitozo

Curso: Administração

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Aluno: Luciano Queiroz Vieira – RA 343470

Maio de 2013

Manaus - AM

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.

A princípio as ideias estavam desorganizadas e havia muitas opiniões divergentes, porém, após o estabelecimento da atividade e dos produtos comercializados as ideias começaram a tomar forma, como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negócio.

Esse projeto é bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.

No decorrer do trabalho a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de produtos comercializados, pela opção de tributação pelo Simples Nacional, e pelo fato do comercio ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos, o que acreditamos que fosse o objetivo da avaliação, fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.

Acreditamos que as analises feitas, apesar da utilização de valores fictícios, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.

ETAPA 1

É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.

O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.

Mas não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT- Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

Fabricação e Comercialização de blocos de concreto.

Produto a ser comercializado: Blocos de concreto.

Nome fantasia: DN Concretos.

Razão Social: Arte Bloco Fabricação e Comercialização de blocos de concreto LTDA.

Endereço da empresa: Avenida Torquato Tapajós. Bairro Terra Nova. Manaus - AM

ETAPA 2

De acordo com o PLT de Analise de Investimentos “todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”.

Independentemente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos.

Segundo Santi Filho (2004) “é possível que uma empresa apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá à falência. O péssimo fluxo de caixa é o que acaba com a maioria das empresas que fracassam".

O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a analise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo à situação real do mercado.

Com o controle do fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e capacidade de pagamentos futuros.

Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos potencialmente positivos e negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com