TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o futuro gerente de RH, aplicando métodos modernos que combinam o planejamento estratégico de RH com o planejamento estratégico da empresa

Relatório de pesquisa: Análise e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para o futuro gerente de RH, aplicando métodos modernos que combinam o planejamento estratégico de RH com o planejamento estratégico da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar e desenvolver competências, habilidades e atitudes para um futuro Gestor em Recursos Humanos, aplicando técnicas modernas que acoplam o planejamento estratégico do setor de RH com o planejamento estratégico da empresa.

Desta forma desenvolver técnicas customizadas para recrutamento e seleção dos colaboradores visando a valorização dos colaboradores e a contribuição para um modelo de gestão, onde valorize o desenvolvimento humano e seus conhecimentos para retenção de talentos.

No que se refere à remuneração aplicar inovações em forma de benefícios, planos de carreiras e desafios para que se consiga atrair colaboradores altamente capacitados e manter seus talentos para cumprir e se comprometer com a visão, missão e valores da empresa.

A ética deve servir de parâmetros para aplicar de forma integral a legislação trabalhista vigente e desenvolver métodos para o constante melhoramento das práticas trabalhistas para dar condições ao melhor desenvolvimento de cada colaborador.

Em busca dos objetivos primários e a manutenção dos mesmos, estar utilizando ferramentas para o melhoramento dos processos, uma delas através de Auditorias Internas onde podemos detectar erros e realizarmos Planos de ações corretivas para alcançar a excelência dos processos que tem por objetivo primordial a satisfação e qualidade de produtos e serviços.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E REMUNERAÇÃO

Como gerente geral, junto com a alta direção desta empresa, focamos no crescimento de curto, médio e longo prazo, tendo em vista adotar medidas inovadoras sem perder a tradição da família Bertocci. Desta forma verificou-se a necessidade imediata em investimentos, em marketing e políticas de fidelização de clientes, levando em conta o ambiente familiar e a conquista de tantos clientes durante estes anos mas com uma visão de crescimento na carteira de clientes, colaboradores e outras filiais dentro do planejamentos estratégico definindo assim uma marca.

Com o apoio do SEBRAE, a família identificou a necessidade de reorganização no processo do trabalho no salão de beleza, foram criados cargos e as tarefas foram distribuídas dentro dos cargos de acordo com o seguinte organograma:

2.1.1 Recrutamento e Seleção

Para estruturar o processo de recrutamento e seleção foram escolhidos dois cargos conforme proposta de desenvolvimento:

Gerente Operacional, responsável pelo recrutamento, entrevista, seleção, descrição dos cargos, treinamento e desenvolvimento (quando for o caso). Responsável pela especificação e operacionalização e funcionamento do salão. Indica as características necessárias para o profissional exercer o trabalho no salão e indica novos produtos para a utilização dos profissionais do salão.

Recepcionista, receber o cliente, entregar ficha cadastral para cliente novo, fazer contato por telefone, agendar atendimentos, encaminha o cliente para o profissional, inclui informações no sistema de cadastro, preenche a comanda conforme necessidade do cliente, encaminhar o cliente para a sala de espera oferecendo água, café, etc. Eventualmente a recepcionista devidamente treinada substituirá o caixa.

Para o processo de recrutamento e seleção do cargo de Gerente Operacional será preenchido através de processo interno. Neste caso será feito uma reunião com todos os colaboradores para ser ofertado à vaga e verificar quem quer participar deste processo seletivo, pois entendo que estes já estão familiarizados com as rotinas e o trabalho no salão.

A oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional para os colaboradores valorizaria e motivaria os colaboradores e se faz mais eficiente e menos custoso para a empresa, além de dar oportunidade e reconhecer talentos dentro do nosso quadro atual de colaboradores.

Neste caso seria analisado o seu currículo e num segundo momento uma entrevista específica para verificar as competências para exercer o cargo.

Do cargo de Recepcionista, no primeiro momento do processo seletivo estaria a cargo de agências de empregos para fazer uma análise do currículo e exigências pré-estabelecidas, sendo elas atendidas a agência nos encaminharia este candidato para um segundo momento deste processo seletivo a entrevista que seria feita por um dos sócios por entender assim capazes de definir o perfil de um novo colaborador que atenda a necessidade e expectativa de sua empresa.

Da entrevista, as perguntas foram elaboradas conforme a exigência e perfil necessário para o desempenho da função e atendam as necessidades do salão de cabeleireiro, para que não se perca a tradição da família e estes novos colaboradores venham a contribuir para o desenvolvimento e crescimento do salão.

1. Você possui metas profissionais?

2. Como era o seu relacionamento com colegas e superiores nos seus trabalhos anteriores?

3. O que melhor o qualifica para o cargo em questão?

4. Onde e com quem você mora?

5. Sua renda é essencial para complementar à renda familiar?

6. Como você manteria seus subordinados motivados e produtivos?

7. O que sua família significa para você?

8. Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

9. Você estuda no momento e qual o horário?

10. Quais seus planos em relação a sua formação?

11. Qual a sua expectativa com o seu futuro profissional nesta empresa?

12. O que você identifica como sua maior realização no emprego anterior?

13. Por que gostaria de trabalhar em um salão de cabeleireiro?

14. Você se sente pronto para atuar nesta função ou mudar de uma função para outra?

15. Por que deveria contratá-lo?

O respeito ao candidato é requisito básico e fundamental, o entrevistador deve entender que ambas as partes devem sair satisfeitas. Ter empatia com o avaliado, pois pode estar precisando da vaga por várias razões.

Ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com