TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades básicas do gerente

Tese: Habilidades básicas do gerente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

As principais habilidades de um gestor

As habilidades de um gestor tem o objetivo de manter a equipe sempre motivada e focada em suas responsabilidades e objetivos. Abaixo as principais habilidades necessárias para um bom gestor:

1. Ponderação – O Gestor deve saber ponderar para solucionar situações diversas envolvidas no processo.

2. Capacidade de liderar – Há necessidade de saber liderar mesmo com problemas, pois os gestores são constantemente colocados sob pressão e é necessário superar com tranquilidade.

3. Adaptação – É necessário se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial de uma empresa sabendo a necessidade de que deve ser feito em cada uma delas.

4. Polivalência – Habilidade e conhecimentos em diversas áreas, assim adquirindo experiência e visão de diversos pontos e diferentes situações.

Conceito de empresa

Unidade econômica social, que tem como objetivo obter utilidade através de sua participação no mercado de produtos e prestação de serviço, e seus principais componentes é o profissional, materiais e técnicas necessárias. Assim usando-se de valores de terra, capital e trabalho.

Sistemas abertos

A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se adaptar a essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos.

Missão

Mostra o porquê da empresa, citando seus objetivos e razoes onde tem-se acentuado o que a empresa produz sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes.

Visão

A visão tem o objetivo de nortear a organização. É um acumulado de ideias e convicções que direcionam sua trajetória futura.

O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como “a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso”.

A percepção a visão podemos entender como a direção desejada, ou seja, de onde estamos e aonde queremos chegar e ser vista por todos.

Valores

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

Referencias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_abertos_em_administra%C3%A7%C3%A3o

http://conceito.de/empresa

http://www.cpt.com.br/noticias/as-principais-habilidades-de-um-bom-gestor

http://www.infoescola.com/administracao_/missao-visao-e-valores-os-principios-essenciais/

Passo 02

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com