TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de adm

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.602 Palavras (27 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 27

Administração

Sumário

DEFINIÇÃO DE EMPRESA 4

POR QUE PRECISAMOS DE ORGANIZAÇÕES 4

A PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO” 4

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO 5

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO POR HENRY FAYOL 8

SIG – SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS OU EMPRESARIAIS 9

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 11

AFINAL O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? 11

MAPEANDO 11

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 12

OS PROCESSOS PRIMÁRIOS 12

PROCESSOS DE SUPORTE OU APOIO: 12

PROCESSOS GERENCIAIS: 13

MACROPROCESSO 13

SUBPROCESSOS 13

SUBPROCESSOS 13

MACROPROCESSO 13

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 15

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 15

ORGANOGRAMA 15

CULTURA ORGANIZACIONAL 15

O QUE SIGNIFICA CULTURA ORGANIZACIONAL? 16

CARACTERISTICAS 16

COMO AVALIAR A CULTURA DE UMA EMPRESA 17

TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL 18

EXEMPLO DE PESQUISA DE CULTURA ORGANIZACIONAL 18

REDAÇÃO ( ESCRITA EMPRESARIAL ) 19

ALGUMAS PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA A ELABORAÇÃO 19

ERROS COMUNS EM PROCEDIMENTOS 19

FOLOW UP 22

TIPOS DE ARQUIVOS 23

INSTALAÇÕES FÍSICAS 23

COMO ARQUIVAR OS DOCUMENTOS 23

REUNIÕES PRODUTIVAS 24

ELOGIO E CRÍTICA 25

COMO CONSEGUIR 25

REGRAS 25

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 25

COMO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO 26

DEFINIÇÃO DE EMPRESA

O termo organização apresenta duas referências básicas. Por um lado, a palavra organização é utilizada para se referir à ação ou resultado de organizar ou organizar-se. Por outro lado, designa-se com o termo de organização àquele sistema desenhado para atingir determinados objetivos ou metas.

Ou seja, em outras palavras, uma organização será qualquer grupo social formado por pessoas, com uma série de tarefas e uma administração, que interagem no marco de uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos.

Empresa ou organização é: um grupo social ,composto por pessoas que administram recursos a fim de atingir um objetivo que em sua maioria é o lucro.

POR QUE PRECISAMOS DE ORGANIZAÇÕES

As organizações existem, pois todos precisamos de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços. Portanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do mercado.

A PALAVRA “ADMINISTRAÇÃO”

Administração é o ato de gerenciar pessoas e recursos a fim de alcançar objetivos definidos. É uma palavra com origem no Latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.

A Administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

A idéia de administrar vem desde muito antes de se fundar nações e impérios. A administração ( comportamentos ) vem desde uma era muito antiga em que o homem sente necessidade de se instalar, deixar de ser nômade retendo recursos naturais como água e abrigo. Após essa mudança de comportamento descobriu-se a agricultura e as primeiras atitudes e ou ações de natureza administrativa a ESTOCAGEM e DIVISÃO DO TRABALHO.

Como o passar dos tempos foram descobertos o fogo, cerâmica, ferro, aço e outros metais. E com essas descobertas varias pessoas se especializaram na fundição e no aproveitamento Maximo do metal, com ferramentas e outros objetos.

Nasce a necessidade de se produzir com mais velocidade para atender mais consumidores, criam-se então máquinas-ferramenta, eram maquinas manuais mecânicas com engrenagens que faziam peças que se evoluíram com o passar dos tempos passando pelo Egito criando os primeiros tornos ate o que e conhecido hoje.

Com a Inglaterra em crescente capitalismo e por falta de saneamento e recursos naturais como higiene e água potável, as industrias elas orientavam as pessoas a se hidratarem, mas como a água não era própria para o consumo eles ingeriam bebidas alcoólicas como cerveja, mas ocasionavam a má gestão de pessoal que não iriam trabalhar por estarem alcoolizados. O protestantismo criou força por incentivar as pessoas a deixar de beber a cerveja e tomar CAFÉ. O café mata bactérias e ainda energiza os trabalhadores.

Com o crescimento do capitalismo os industriais criaram força pela revolução industrial, então o aço, petróleo, energia elétrica, ferrovias foram aumentaram e cresceram.

Após o século XIX grandes pensadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (303.4 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com