TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Equipes e Gestão

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Por que pode ser oneroso imitar os recursos e as capacidades de outras empresas?

Uma empresa possui vantagens competitivas de acordo com o desenvolvimento de seus recursos, capacidades e oportunidades. E a forma como cada empresa lida com esse conjunto de variaveis é única. Por isso, tentar imitar os passos de uma empresa, pode ser muito oneroso. Existem quatro fontes de imitação onerosa:

Condições históricas únicas: Uma empresa consegue certas vantagens em função de suas condições históricas, espaciais e temporais únicas. E uma vez que uma empresa tente imitar essas condições, ela teria que recriar todo o cenário da primeira, ja que nao disponibiliza dos mesmos recursos.

Ambiguidade causal: A empresa nem sempre é capaz de enxergar a relação entre recursos e capacidades que criam vantagens, ou de entender que existem capacidades inter-relacionadas, e até mesmo os gestores muitas vezes não enxergam potencial em recursos que são “dados como certos”.

Complexidade social: Algumas vezes, os recursos de empresas de sucesso envolvem fatores de relacionamentos interpessoais, culturais, de confiança, dentre outros. Essas características não são facilmente mensuradas ou construídas do dia para a noite. Dessa forma, tentar copiar a cultura de uma empresa a curto prazo, nesse sentido, seria muito oneroso.

Patentes: Nos setores farmacêutico, e de químicos especiais, as patentes são fontes de vantagem competitiva, já que outras empresas precisam esperar que a patente expire para vender produtos similares. Por outro lado, quando uma empresa deseja patentear um produto, ela deve apresentar informações sobre sua fórmula, tornando assim mais fácil para que outras empresas possam imitar o produto ou até mesmo aperfeiçoar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com