TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando A Equipe

Casos: Gerenciando A Equipe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

GERENCIANDO A EQUIPE

A empresa necessita de vários aparatos para sua estrutura física, mas esses equipamentos, prédios, as instalações, tecnologias entre outros recursos, não a torna capaz de funcionar nem atingir seus objetivos. Os recursos precisam ser ativados e operados para gerar resultados e esta é a importancia da equipe, pois são as pessoas que fazem acontecer os negócios, por meio de suas vidas ações, seus esforços e sua capacidade oferecidas e empenhadas a empresa. Não é possivel uma empresa funcionar sem pessoas,pois elas são as responsáveis em proporcionar a excelência,qualidade,podutividade e a competitividade da empresa, elementos indispensáveis para o sucesso de uma empresa, é evidente que o cliente avalia a empresa não só pelos seus produtos, mas a execução dos serviços e como são atendidos.

Atualmente as pessoas não trabalham isoladas, mas em equipes, para que haja uma troca de informações e experiências em busca de soluções e ídeias inovadoras,o trabalho em conjunto e o esforço de todos os envolvidos gera a responsabilidade solidária, fazendo com que o trabalho se torne uma atividade social além de cumprir a sua parte técnica e operacional.

Chiavenato(2005 p72) afirma que : Tanto o empreendedor como seus parceiros diretos precisam aprender a trabalhar em equipe, a aceitar diferentes pontos de vista, a confiar nas pessoas, a delegar responsabilidades, a permitir que as pessoas falhem e aprendam com os erros para evitá-los no futuro.

Gereciar equipes não se trata de uma tarefa fácil, mas com certeza é uma das mais importantes para o empreendedor,levar em consideração que cada pessoa é única e possui sua individualidade entre outras peculiaridades e fazer como que os pontos positivos sejam explorados, uma verdadeira combinação de peças como um quebra cabeça.

Para uma excelente formação de equipe é indispensável construi-la dia-a-dia, investindo tempo, concentração e ações importantes como: Escolha da equipe - recrutar e selecionar os candidatos, estando sempre atento às pessoas que podem somar e se comprometer a alcançar as metas e obter o sucesso da empresa, olhos abertos para localizar possiveis talentos;Desenho das atividades - definir para cada pessoa sua função a ser executada, além de avaliar seu desempenho. Treinamento- treinar e capacitar as pessoas para exercerem suas respectivas atividades, o é importante que o treinamento não seja esporádico,e que seja, dedicadas algumas horas,onde podem ser utilizados outros meios como cursos e palestras. Liderança- condução da equipe, orientação,definição dos rumos e metas a serem conquistadas, impulsionar e motivar a equipe; Motivação- Utilizar meios financeiros como prêmios, recompensas e meios não financeiros como o reconhecimenro em público; Remuneração- dinheiro é importante para a satisfação das necessidades das pessoas,sendo um fator motivador. Avaliação do desempenho- monitorar e avaliar a equipe, verificando o seu desempenho de forma continua, e por meio de trocas de ídeias e sugestões proporcionar o autodesenvolvimento.

Como liderar e motivar uma Equipe Dinâmica

A capacidade das pessoas é algo impressionante, suas realizações são magnificas, mas é importante estimular essa capacidade utilizando a motivação e a liderança que fazem parte da base da administração participativa das pessoas. A liderança é uma influência pessoal com a qual o emoreendedor direciona os subrodinados ao objetivos a serem alcançados.

A liderança é classificada em três tipos: autocrática- o lider dá ordens e espera o seu cumprimento,liberal- o lider apenas sugere e não possui ascedência, e a democrática- a ideal a ser seguida o lider expõe a situação e as alternativas, discute com a equipe quais as melhores ações, os subordinados participam ativamente das decisões relacionadas ao seu trabalho, mas dentro da panorâmica que o lider traçou. O comportamento das pessoas esta relacionado a motivação, o estimulo em prol dos obrjetivos e metas.

De acordo com Chiavenato.p :A motivação está intimamente relacionada com as necessidades pessoais. Assim, as necessidades direcionam o comportamento daqueles que procuram satisfazer carências pessoais. Tudo o que leva a alguma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com