TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Humanidades Avaliativa

Por:   •  23/8/2023  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

HUMANIDADES

1.0 Estudo de Caso:

AS MÁQUINAS VÃO DOMINAR O MUNDO? Riscos da Inteligência Artificial 

2.0 Leitura de estudo de caso, conforme lista, e identificação dos seguintes pontos:

  1. Alteridade, liberdade e justiça
  2. Afetividade humana e construção de uma cultura da paz[pic 1]

A inteligência artificial é um campo de pesquisa em constante evolução que se concentra no desenvolvimento de máquinas inteligentes capazes de realizar tarefas que normalmente exigem a inteligência humana, como reconhecimento de fala, visão computacional, tomada de decisão, tradução de idiomas e muito mais. A IA tem sido amplamente utilizada em várias áreas da sociedade, desde a medicina até a indústria automobilística, e os benefícios para a sociedade são inúmeros.

Uma das áreas em que a inteligência artificial das máquinas tem um impacto significativo é na medicina. Os sistemas de IA podem ajudar a identificar padrões em grandes conjuntos de dados de pacientes, permitindo uma melhor compreensão de doenças e suas causas. Os sistemas de IA também podem ajudar os médicos a fazer diagnósticos mais precisos e rápidos, identificar riscos de doenças e escolher tratamentos mais eficazes. Por exemplo, um sistema de IA pode ser treinado para identificar câncer de mama em imagens de mamografia, ajudando os radiologistas a encontrar sinais de câncer que podem ter sido perdidos em uma leitura manual.

A IA também está sendo usada em diversas indústrias para melhorar a eficiência e a produtividade. Por exemplo, na indústria automobilística, onde robôs são utilizados para trabalhos repetitivos que podem apresentar riscos para mão de obra humana, serviço pesado, soldas, pintura eletroestática, montagens etc. A tecnologia aplicada a robótica computadorizada está sendo usada para ajudar a projetar carros mais seguros e eficientes em termos de combustível. Carros elétricos estão cada vez mais autônomos, reconhecendo os limites das estradas, as velocidades máximas permitidas em cada via, evitando acidentes trazendo mais segurança para o ser humano.

Hoje a IA também tem um impacto significativo na educação. Os sistemas de IA podem ser usados para personalizar o aprendizado de cada aluno, adaptando o conteúdo do curso para atender às necessidades individuais de cada aluno, podem ajudar a identificar áreas em que os alunos estão lutando e fornecer feedback imediato, ajudando a melhorar a compreensão do aluno e o desempenho acadêmico.

Os softwares de reconhecimento facial também são uma forma de autonomia das máquinas e servem principalmente para ajudar a melhorar a segurança pública. Por exemplo, os softwares inteligentes podem ser usados para identificar áreas com alto risco de criminalidade, permitindo que as autoridades policiais direcionem seus recursos para essas áreas. Estes sistemas também podem ser usados para ajudar a identificar criminosos por meio da análise de imagens de vigilância.

A inteligência artificial aplicada a dispositivos eletrônicos está sendo usada em aplicações de entretenimento, como jogos de computador e filmes. Os sistemas de IA podem ajudar a criar personagens mais realistas e imersivos em jogos de computador e ajudar a criar efeitos especiais mais convincentes em filmes. Exemplo disto são os jogos em VR, temos os óculos, as plataformas e os sistemas de Som imersivos.

Em resumo, a IA nos oferece muitos benefícios da vida moderna, os softwares e máquinas cada vez mais inteligentes nos ajudam a modernizar todas as áreas de desenvolvimento da sociedade humana. O que devemos pensar é até que ponto continuaremos soberanos sobre estas tecnologias, isto é, até onde podemos restringir a liberdade das máquinas para que não desafiem a autoridade do ser humano. Hoje temos tecnologias bélicas como drones de ataque, aviões de guerra não tripulados, veículos terrestres não tripulados, lançadores de mísseis entre outras tecnologias de defesa que são quase que totalmente controladas por computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com