TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Negocios Internacionais

Por:   •  12/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

NEGOCIOS INTERNACIONAIS

QUESTÃO A

Quando falamos em exportar, em atuar no mercado internacional, os empresários ficam com medo de não ter o conhecimento dos processos de exportação, medo de como levar seus produtos a outros países, quais exigências legais precisam ser cumpridas e se é possível levar seu produto para outro mercado. Independente do porte da empresa e do ramo de atuação, é possível sim exportar, com o cumprimento dos requisitos legais para que não haja erros.

É possível aumentar o faturamento da empresa, ter um retorno excelente com a exportação. Quando você atua no mercado nacional, você tem uma restrição na sua demanda e tem um mercado limitado para atuar, vai ter concorrentes. Já com o mercado internacional você vai ampliar seu mercado, um mercado novo para atuar, com estudos e pesquisas, você vai entender qual seu mercado e vai então poder ampliar seu faturamento. É muito importante essa ampliação de mercado de atuação.  

Quando atuamos no mercado internacional muitos empresários questionam a questão das cargas tributárias, questionam os valores altos das cargas tributárias, margens apertadas, custos altíssimos, mas com relação a exportação, principalmente no Brasil, e para que os produtos nacionais sejam competitivos no mercado internacional, existem algumas reduções de impostos com suspenções de alguns impostos como IPI, PIS, COFINS...e torna o seu produto mais competitivo no mercado internacional.

O mercado nacional é restrito para atuação, e tem oscilações, como por exemplo, diante de uma crise econômica no mercado em que você atua, reduz a sua demanda e consequentemente reduz seu faturamento. Se houver diversificação do mercado, atuando em outros locais, em outros países, e quando ocorre uma oscilação na demanda em um mercado, outro vai suprir, conseguindo levar o produto a outros países, até mesmo com produtos sazonais, em que vende mais no verão ou vende mais no inverno, não haverá essa oscilação na demanda quando se tratando de exportação.

A inovação e melhoria da empresa deve sempre estar junto da empresa, com o início do comercio exterior, na exportação, essa empresa inova e melhora seus processos. A empresa começa a visualizar outros mercados, entende a demanda de outros países, relaciona-se com outros compradores, identifica o que é feito lá fora e traz para sua empresa para otimizar seus processos e melhorar seus produtos.

QUESTÃO B

Existem algumas formas de entrar nos mercados exteriores, também chamados de formas de internacionalização, que significa expor a empresa aos negócios de outros países, não necessariamente a comercialização de produtos e serviços, mas também, instalação de suas unidades produtivas em outros países, instalando em outras economias e ampliando-as. (MORINI, 2016, p 29).

De acordo com o site do banco Santander negócios e empresas, publicado na data de 12 de dezembro de 2017, as maneiras de internacionalização mais conhecidas são:

           

“ 1. Exportação

Uma das formas mais comuns de internacionalizar as operações, a exportação consiste na disponibilização e envio de mercadorias e serviços para mercados externos.

A exportação direta é aquela que envolve o negócio em todas as etapas do processo. Começando com planejamento, cronogramas, preparação pré-embarque e passando pela observação detalhada dos mercados aos quais o produto ou serviço se destina, culminando na entrega.

Na exportação indireta, o empreendimento repassa grande parte do trabalho que circunda a movimentação do produto ou serviço para uma assessoria ou consultoria especializada, como consórcios de exportação ou trading companies. Trata-se de um método mais indicado para quem está começando.

2. Licenciamento

Na modalidade de licenciamento, a empresa concede a outra, no exterior, os direitos de fabricação, reprodução e utilização dos serviços ou produtos que idealiza e comercializa. Em outras palavras, alguns dos valores e conteúdos associados a uma marca são “alugados” para empreendimentos presentes no mercado externo. O licenciamento tem como condição um retorno à empresa que licencia, na forma de taxas, participação nos lucros ou royalties.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com