TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações e Sociedade

Por:   •  23/3/2017  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha 1

Texto: Organizações e sociedade.

Turma: A

As organizações são sistemas de recursos a fim de atingir determinado objetivo. Toda e quaisquer organização visa o uso de seus recursos para a obtenção de determinados produtos e serviços, que serão o objetivo da mesma. Os recursos utilizados por elas podem se classificar como pessoas, materiais, financeiros, informação, espaço e tempo.

Depois que uma organização disponibiliza de seus recursos, eles são levados a processos de transformação, onde serão transformados nos resultados. Sendo que para os recursos de pessoas, há a divisão do trabalho, na qual pessoas ou grupos de pessoas realiza determinada tarefa especifica contribuindo para a realização do objetivo.

Essas tarefas especializadas realizadas por estas pessoas são conhecidas como funções organizacionais coordenadas pela administração geral. As principais funções realizadas pelas organizações são: produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos.

A produção tem como objetivo fornecer o produto ou serviço da organização. Quando se trata de fornecimento de produto, matérias primas são transformadas em produtos para os clientes, e no fornecimento de serviços, os próprios clientes são processados e transformados. Há três tipos de produção: a produção em massa, que é o fornecimento de produtos e serviços em grande escala; a produção por processo continuo, que é a produção ininterrupta de determinado produto ou serviço; e a produção unitária, que é o fornecimento de produtos ou serviços sob encomenda, em pequena escala.

O marketing tem como finalidade intermediar a ligação entre os clientes e a organização. Nele temos vários processos que são: pesquisa, desenvolvimento de produtos, distribuição, preço, promoção e vendas.

Na pesquisa e desenvolvimento é que as informações de marketing serão transformadas em produtos ou serviços. Neste processo também se encontram outras atividades como a identificação e introdução de novas tecnologias.

As finanças têm como objetivo proteger e utilizar os recursos de maneira eficaz, a fim de maximizar os retornos. Nesse processo, temos as decisões de investimento, financiamento, controle e destinação.

Nos recursos humanos, o objetivo principal é encontrar, atrair e manter as pessoas das quais a organização necessita. São funções dos recursos humanos: planejamento de mão de obra; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho; remuneração ou compensação; higiene, saúde e segurança; administração de pessoal; funções pós-emprego.

Quando se trata do desempenho de uma determinada organização, deve-se avaliar: a eficácia que é quando a organização realiza seus objetivos; e a eficiência que é a habilidade de utilizar os recursos de maneira econômica. Sendo assim, o papel da administração é garantir que as organizações possuam eficiência e eficácia.

O administrador deve passar por um processo dinâmico de tomar decisões a cerca de recursos e objetivos. Este processo dinâmico que é a administração possui cinco etapas principais: planejamento (onde se define objetivos, atividades e recursos), organização (onde se divide o trabalho e os recursos), liderança (trabalhar com pessoas assegurando o alcance dos objetivos), execução (onde se realiza as atividades e utiliza os recursos) e controle (onde se assegura a realização dos objetivos e a necessidade de modifica-los).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com