TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relaçoes Internacionais

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 3

1) Como era vista a Política Internacional Europeia antes da criação da Liga ou Sociedade das Nações?    

Para Thomas Wilson (1854-1924), que era cientista politico e atual presidente dos EUA, a Política Internacional Europeia era pautada em buscar meios de realizar seus interesses nacionais, não importando qual resultado isso levaria. Portanto a guerra inevitavelmente acontecia, gerando desordem entre as nações. Para o presidente, o resultado desse modelo era a competição, a tensão e, finalmente, a guerra entre os Estados.

2) Qual era o ideal da Nova Ordem Internacional, que motivou a criação da Liga das Nações?

O ideal era que os Estados renunciassem a guerra como instrumento de politica externa, respeitando assim o direito internacional de cada país; buscava de forma pacifica a resolução de disputas entre países ao invés de fazer guerra. Este projeto tornou-se símbolo de um novo mundo e foram aclamados por movimentos e organizações pacifistas no continente.

3) Quais foram os motivos do fracasso da Liga das Nações?

O fracasso da Liga das Nações começou ficar evidente após o inicio da Segunda Guerra Mundial. Mas o acontecimento mais grave deles foi à ausência dos Estados Unidos: apesar de todo empenho de Wilson, os termos do tratado de paz concluído em Paris (conhecido como Tratado de Versalhes), que incluía o Pacto da Liga das Nações, não foram aceitos pelo Congresso estadunidense. A Liga fracassou porque os interesses dos Estados não poderiam ser substituídos pela utopia de um governo mundial em nome da paz. 

4) Quando e onde a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada?

Foi criada em São Francisco (EUA), em 26 de junho de 1945. Estava composta por cinquenta delegações diplomáticas que se reuniram na cidade e, assinaram a Carta de São Francisco, mais conhecida como Carta das Nações Unidas, que instituía a Organização das Nações Unidas (ONU).

5) Quais são os organismos e agências, conhecidos como “organismos especializados” da ONU?

Os organismos especializados da ONU são conhecidos como:

  • Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Food

and Agriculture Organization – FAO);

  • Fundo Monetário Internacional (FMI);
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO);
  • Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • Organismo Internacional da Energia Atômica (OIEA);
  • Organização Internacional do Trabalho (OIT); e
  • Organização Marítima Internacional (OMI), entre outros.

6) O que significa a Guerra Fria?

Guerra Fria é a designação por um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendeu o período entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a extinção da União Soviética em 1991. A Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações. A guerra é chamada de fria porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre as duas superpotências, dada à inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi um dos maiores objetivos durante a primeira metade da Guerra Fria.

Dada a impossibilidade da resolução do confronto pela via tradicional da guerra aberta e direta, as duas nações passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo. A Guerra Fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista, uma vez que a URSS estava destruída economicamente devido aos gastos com armamentos e com a queda do Muro de Berlim em 1989.

7) Com a expansão do Socialismo os EUA (líder do Bloco capitalista) instituiu a Política ou doutrina de Contenção. O que está política pretende?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com