TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Internacionais

Por:   •  27/10/2015  •  Dissertação  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta.

I - A criação da ONU consolida o surgimento de uma nova modalidade de “ator internacional” além dos Estados: as organizações internacionais.

II - Se de um lado, as organizações e as novas normas produzidas para regular as relações internacionais limitam, pelo menos em tese, a ação dos Estados, de outro lado é importante notar que a Carta da ONU (BRASIL, 1945) não prevê nada próximo ao “fim da soberania dos Estados” ou o surgimento do “governo mundial”.

III - A soberania some como valor fundamental e o modelo do Estado-nação se fortalece e se espalha pelo planeta com o processo de colonização.

Escolher uma resposta.

a. somente uma assertiva está correta.

b. somente duas assertivas estão corretas. Correto

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 12

Notas: 1

BRICS: é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta

I - Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.

II - Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las, são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo.

III - A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.

Escolher uma resposta.

a. todas estão corretas Correto

b. somente duas assertivas estão corretas

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 13

Notas: 1

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta.

I - Apesar do fracasso histórico d Liga das Nações, seu programa teve uma poderosa influência sobre o pensamento ocidental acerca das questões internacionais e elementos dela formam parte do corpus geral do direito internacional moderno.

II - Mais do que pelos feitos ou eficácia da Liga das Nações – que foram muito limitados – interessa reparar nos seus princípios porque essa proposta marcou a emergência de uma nova dimensão nas relações internacionais que seria fundamental para a compreensão da política mundial a partir de então: a dimensão supranacional.

III - Nas áreas das Relações Internacionais e do Direito Internacional compreende-se como “supranacional” as instituições e normas que produzem espaços de interação e obrigações para além das relações entre Estados, gerando compromissos para os Estados.

Escolher uma resposta.

a. Todas estão corretas. Correto

b. I e II estão corretas

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 14

Notas: 1

Em relação ao FMI - Fundo Monetário Internacional, é correto afirmar, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. O FMI cuida do funcionamento dos países monitorando as taxas de câmbio e a balança de pagamentos, zelando pela estabilidade monetária de cada país associado.

b. Para emprestar recursos o FMI não faz nenhum tipo de exigência e nem imposições de obrigações. Correto

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 15

Notas: 1

Essas são as cinco instâncias da ONU previstas na Carta de São Francisco, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. Corte Internacional de Justiça (CIJ)

b. Comitê central de ajuda aos necessitados Correto

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 16

Notas: 1

O despontar dos discursos sobre a globalização foi conectado à emergência do neoliberalismo como prática de gestão econômica e de governo das sociedades nos anos 1970. As premissas neoliberais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com