TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Internacionais

Por:   •  28/1/2016  •  Dissertação  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2015/2

Disciplina: EAD – 388 – RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Professor: DULCE MARIA PEREIRA

Tutor à distância: 

Tutor Presencial: GEORGE FERREIRA DA SILVA

Alunas: CAMILA LEITE OLIVEIRA – RA – 12.1.7596

ITAPEVI

2015

O artigo de Santos () apresenta a pragmática sobre a globalização. Isto é, as faces de um fenômeno altamente complexo da qual teoricamente previam na homogeneização das nações, porém as particularidades de cada país (que compõem na identidade étnica e cultural) foram colocadas de lado.

“(...) A globalização das últimas três décadas, em vez de se encaixar no padrão moderno ocidental de globalização - globalização como homogeneização e uniformização - sustentado tanto por Leibniz, como por Marx, tanto pelas teorias da modernização, como pelas teorias do desenvolvimento dependente, parece combinar a universalização e a eliminação das fronteiras nacionais, por um lado, o particularismo, a diversidade local, a identidade étnica e o regresso ao comunitarismo, por outro” (SANTOS, ).

Outro ponto que o autor menciona em seu artigo é no aumento das desigualdades sociais, dos conflitos internos e externos. A guerra na Síria é um exemplo da pragmática da globalização: um longo conflito armado que matou centenas de milhares de civis está em seu pior nível e as consequências foram a migração massiva dos civis para outros países como as potências europeias, além de conflitos armados e organizados contra os civis nestes países (vide o atentado na França em novembro).

“Além disso, interage de modo muito diversificado com outras transformações no sistema mundial que lhe são concomitantes, tais como o aumento dramático das desigualdades entre países ricos e países pobres e, no interior de cada país, entre ricos e pobres, a sobrepopulação, a catástrofe ambiental, os conflitos étnicos, a migração internacional massiva, a emergência de novos Estados e a falência ou implosão de outros, a proliferação de guerras civis, o crime globalmente organizado, a democracia formal como uma condição política para a assistência internacional, etc”.

BIBLIOGRAFIA: DE SOUSA SANTOS, Boaventura. Os processos da globalização. A globalização e as ciäncias sociais. Linha de horizonte, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (128.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com