TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais tendências e oportunidades positivas para encontrar um lugar no mercado de trabalho

Artigo: As principais tendências e oportunidades positivas para encontrar um lugar no mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças no mundo atual estão diretamente ligadas ao aumento das tecnologias, principalmente com a internet. Pois as empresas e as pessoas no todo estão dependentes dela. As organizações estão se adequando a essas tecnologias e melhorando o método de trabalho. O acesso à informação constante também está ajudando muito o mundo das organizações, pois assim conseguem se atualizar sempre com muita facilidade, e transmitir e realizar um trabalho eficaz efetivo, além de tornar o mercado muito competitivo. Esse contato facilitado com a informação também está direcionando pessoas de outros países para o Brasil e vice versa, um exemplo disso muito é em Caxias do Sul, onde se vê haitianos por toda parte inseridos em nossas indústrias.

Essa modernização das empresas fez com que o trabalho se torne mais intelectual do que braçal. E com essa nova geração mais ligada virtualmente, podendo aperfeiçoar-se em um vasto campo de conteúdos e informações, que estão sendo cada vez mais necessárias para um profissional, acaba sendo um diferencial para esses jovens, pois com mais conhecimentos adquiridos, mais oportunidades irão obter nesse mercado muito competitivo.

Nas principais tendências e oportunidades positivas no dia de hoje destacam-se nanotecnologia e à biotecnologia, as pesquisas da indústria farmacêutica, a agropecuária (etanol e biocombustível), e a indústria de gás (pré-sal). Além de web sites, e na área de construção civil aqui no Sul.

Diante desse mercado os profissionais terão que possuir além de competências técnicas, pessoais e sociais. Deve-se desenvolver pensamento aberto em opiniões diversas, saber trabalhar em equipe, ser honesto e autêntico, estar sempre se atualizando, mostrar interesse, ter iniciativa e criatividade, possuir facilidade de comunicação, fazer e receber críticas, ter empatia. Entre outros fatores fundamentais

A busca do emprego é uma questão de estratégia e exige o planejamento e recursos. Deve ser um preparo de modo sério e comprometido. Um dos primeiros passos é o currículo, ele deve demonstrar as suas principais habilidades, conquistas e experiências, ser sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída, não pode conter exageros e deve conter dados verdadeiros, ser claro, e destacar o potencial.

Após esse processo, chega o momento da entrevista, onde se encontra a troca de informações entre o profissional e a organização, e vários métodos de avaliação como testes psicológicos, dinâmicas em grupo, e provas. O ideal é preparar-se antecipadamente para esses testes, tendo postura e respostas para informações como: dados pessoais e familiares, formação escolar, experiência profissional, realizações, pontos fortes e aspectos a serem desenvolvidos, motivação, expectativas etc. E o candidato deve ter em mente que está “oferecendo” os serviços e não implorando por uma vaga.

Encontrar essa colocação no mercado é uma tarefa complexa, e deve ser feita com muito carinho, pois são as pessoas que “fazem” as organizações, então no momento que um profissional se torna parte dela contribui diretamente para o seu crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com