TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE UMA ECONOMIA DE MERCADO E UMA ECONOMIA CENTRALIZADA

Tese: QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE UMA ECONOMIA DE MERCADO E UMA ECONOMIA CENTRALIZADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Tese  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  11.583 Visualizações

Página 1 de 8

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE UMA ECONOMIA DE MERCADO E UMA ECONOMIA CENTRALIZADA?

A Economia Centralizada designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas ao nível central pelo Estado. Opõe-se, portanto às designadas Economias de Mercado em que a intervenção do Estado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado.

A Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economia Centralizada em que estas decisões são tomadas pelo Estado.

Em toda comunidade organizada, mesclam-se, em maior ou menor medida, os mercados e a atividade dos governos. O grau de concorrência dos mercados é variado, indo do monopólio, em que apenas uma empresa opera. A economia de livre mercado, que apresenta uma verdadeira concorrência, com várias empresas operando. O mesmo ocorre quanto à intervenção pública, que engloba desde uma intervenção mínima em impostos, crédito, contratos e subsídios até o controle dos salários e os preços dos sistemas de economia centralizada que imperam nos países comunistas. Entretanto, em ambos os sistemas ocorrem divergências: no primeiro, existem somente monopólios estatais, sobretudo nas linhas aéreas e na malha ferroviária; no segundo, somente concessões à empresa privada.

PROCESSOS ECONOMICOS

As principais diferenças entre a organização econômica centralizada e a capitalista residem em quem é o proprietário das fábricas, fazendas e outras empresas, assim como os diferentes pontos de vista sobre a distribuição da renda ou a forma de estabelecer os preços. Em quase todos os países capitalistas, uma parte importante do produto nacional bruto (PNB) é produzida pelas empresas privadas, pelos agricultores e pelas instituições não governamentais, como universidades e hospitais particulares, cooperativas e fundações. Os problemas mais importantes enfrentados pelo capitalismo são o desemprego, a inflação e as injustas desigualdades econômicas. Os problemas mais graves das economias centralizadas são o subemprego, o maciço emprego informal, o racionamento, a burocracia e a escassez de bens de consumo.

Em uma situação intermediária entre a economia centralizada e a economia de livre mercado, encontram-se os países social-democratas ou liberal-socialistas. A atividade econômica recai, em sua maior parte, sobre o setor privado, mas o setor público regula essa atividade, intervindo para proteger os trabalhadores e redistribuir a renda. É a chamada economia mista.

A ECONOMIA E O GOVERNO

A economia de mercado só existe porque o governo existe. Por isso, a primeira função do governo é garantir que a economia possa funcionar. O produtor de feijão só aplica suas economias e seu trabalho para produzir esse alimento porque ele sabe que tem o direito de propriedade sobre aquilo que ele produz. Em um país em que os agricultores estejam sob permanente ameaça de invasão e roubo da produção, eles provavelmente vão desistir de produzir, e não vai haver oferta de feijão no mercado. Logo, o governo tem a função primordial de garantir o direito à propriedade privada. É preciso que existam instituições como a polícia e a justiça, que protegem essa propriedade de roubo e expropriações.

Para que as pessoas tenham confiança para negociar entre si, é preciso que haja contratos e que esses sejam respeitados. O produtor de feijão precisa ter segurança de que o comprador vai, efetivamente, pagar pelo feijão comprado e que, se o pagamento não for feito, ele pode processar o comprador. O comprador, por sua vez, tem direito a exigir na justiça que o vendedor entregue o feijão na qualidade e quantidade combinadas.

As regras para elaboração e respeito aos contratos devem estar nas leis. Isso significa que o governo deve instituir o Poder Judiciário (para aplicar as leis), o Poder Legislativo (para produzir e aprovar as leis), as instituições policiais e o sistema prisional (para cumprir as determinações do Judiciário). Tudo isso garante o funcionamento da economia de mercado. Em países em que o governo não exerce bem essas funções, a economia de mercado não prospera. Por exemplo, nas economias comunistas, nas quais não havia garantia de propriedade privada, as pessoas moravam em apartamentos que não eram seus e, por isso, não tinham preocupação em conservá-los. Nas economias capitalistas, por sua vez, os inquilinos só fazem reforma nos imóveis se houver um contrato com os proprietários, garantindo o abatimento do gasto no valor do aluguel.

Macroeconomia - Estuda as condições de equilíbrio estável entre a renda e o dispêndio nacional. As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.

Microeconomia - economia das empresas, casas, etc.

MICROECONOMIA

Estuda as decisões em empresas e famílias sobre preços e produtos em ramos de atividade específicos.

Ela esta preocupada com como as unidades individuais tomam suas decisões e com os fatores que afetam essas decisões. Assim quando explicamos o aumento de preço do petróleo como conseqüências de aumento na demanda de energia estão fazendo uma colocação tipicamente microeconômica.

MACROECONOMIA

É a parte da economia especializada na análise da produção nacional total, renda, desemprego, crescimento econômico e a balança de pagamentos. Ela estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito era obter uma visão simplificada da economia e ao mesmo tempo, permitir conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países.

Podemos dizer que macroeconomia é a economia dos países vista de um modo “macro”, ou seja, amplo. O que promove o desenvolvimento econômico de um pais é a formulação de boas políticas macroeconômicas. Geralmente as políticas macroeconômicas são definidas pelo Governo Federal.

TEORIA DA DEMANDA E OFERTA

 Conceito

 Expressa o desejo que as pessoas têm de consumir bens e serviços aos preços de mercado por unidade de tempo, mantendo-se os outros fatores constantes (ceteris

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com