TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Livro Texto: Sobral e Peci, - Administração: Teoria e prática no brasileiro

Por:   •  6/8/2019  •  Exam  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

Questões para discussão: capítulo 2

1. Por que é importante estudar teorias administrativas e organizacionais?

R: As teorias podem ser vistas como um conjunto coerente de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e prover uma base sólida para prever eventos futuros.

2. Explique a organização e administração como práticas seculares?

R: Existem exemplos históricos que comprovam o uso da organização e da administração para chegar aos objetivos como: Registros de atividades comerciais e governamentais já eram utilizados pelos sumérios ao redor de 5.000 a.C; As Pirâmides Egípcias (4.000 a.C) e a Grande Muralha da China (770 a.C/221 a.C) e A invenção da contabiliadde no século XVI.

3. Quais as condições geradoras do pensamento administrativo?

R: A Revolução Industrial, consolidação do Capitalismo e O processo de modernização das sociedades Ocidentais

4. Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento: escola clássica, comportamental, quantitativa, contingencial, contemporâneas?

Dê exemplos:

R: As teorias são criadas de pontos vistas diferentes sendo guiada pelo contexto histórico. A escola clássica foi no período em que o capitalismo organizava novas fases de gestão de trabalho. O contexto para o surgimento do enfoque comportamental decorre do fato de que a escola clássica não gerou os resultados desejados em termos de eficiência e produtividade A abordagem quantitativa teve grande influencia da segunda guerra mundial, período marcado pelo desenvolvimento de várias áreas, como teoria da informação, física e matemática.

5. Quais as principais diferenças entre as correntes de pensamento que compõe a escola clássica de administração? Concorda que a administração cientifica e a gestão administrativa sejam estudadas no âmbito da mesma escola?

R: Existem diferenças de visão de organização ate em que a contribuição se baseia. Na teoria de burocracia de weber, é tratado um modelo ideal que simplifica e torna igualitários todos os estágios e componentes de uma organização. Já a administração cientifica e gestão administrativa está junta a tal âmbito, pois de certa forma, tem objetivos semelhantes e que se completam, sendo a primeira focada na melhoria da produtividade no nível operacional, enquanto a segundo na organização e sua efetividade.

6. Por que a burocracia é considerada um modelo. Quais as suas principais disfunções?

R: Para Weber, a burocracia é um modelo ideal (este é o pressuposto da burocracia) descritivo cujas características nunca se encontram na forma pura na prática. Como disfunções têm a incapacidade de resposta e adaptação organizacional.

7. Como os experimentos de Hawthorne contribuíram para a consolidação do movimento de relações humanas? Quais são as principais conclusões desse movimento?

R: Porque com esse experimento foi possível provar o efeito do grupo na produtividade. Conclusões da teoria: Aumento do interesse, preocupação com a melhoria de suas condições de trabalho e a integração do individuo é fator determinante de seu nível de produtividade.

8. Qual é a contribuição dos estudos sobre motivação e liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com