TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS). Administração Financeira

Seminário: Atividade Prática Supervisionada (ATPS). Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 5º SEMESTRE

RA 000000

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE FINANÇAS NAS EMPRESAS

CORUMBÁ-MS

JUNHO/2014.

RA 000000

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentada à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Administração Financeira do Curso de Ciências Contábeis (5º Semestre).

CORUMBÁ-MS

JUNHO/2014.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E OS TIPOS DE CUSTO EMPRESARIAIS 5

3. OBJETIVO DE UMA EMPRESA 6

4. ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 6

5. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO 7

6. DIFERENÇA ENTRE OS REGIMES DE COMPETÊNCIA E CAIXA 7

7. TIPOS DE NEGÓCIOS E MÉTODOS DE TRIBUTAÇÃO 8

Lucro Real 8

Lucro Presumido 9

Simples Nacional 10

8. O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO 11

9. MÉTODOS ANALÍTICOS 12

Valor Presente Líquido (VPL) 12

Taxa Interna de Retorno (TIR) 13

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

A Administração Financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz, no que diz a respeito de concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e de meios variáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa visando o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando melhores alternativas para a condução financeira.

Tal área é considerada como “sangue” da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

2. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E OS TIPOS DE CUSTO EMPRESARIAIS

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, apenas cinco são os mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção. Uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto.

Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período. Encontramos uma das maiores diferenças entre os dois Sistemas de Acumulação de Custos: enquanto um sistema deseja custear os produtos, o outro deseja custear o procedimento de fabricação de determinado período.

Para as finalidades de controle das operações e dos próprios custos, a Contabilidade de Custos ainda procura identificar os custos por departamento, por setor, por centro, por unidade, enfim por componente operacional. Os custos serão identificados direta ou indiretamente aos departamentos ou aos centros de responsabilidade. A Contabilidade de Custos assume a tarefa de ajudar o encarregado do Centro de Responsabilidade a cumprir sua responsabilidade contábil, produzindo relatórios onde vai incluir os custos diretos e indiretos, os custos controláveis e não controláveis pertinentes ao Centro. A essa ajuda, chamamos de Sistema de Custos pela Responsabilidade.

Aparece ainda em destaque, entre os Sistemas de Custos, o Sistema de Custos Provisionais. Esse sistema tem duas finalidades principais: o planejamento das operações e o controle dessas operações. A administração faz a previsão de suas operações para determinado período ou para a execução de determinada atividade, incluindo os custos e as despesas que terá de realizar. Quando as operações forem dotadas de características que permitam a adoção de custos padronizados, a Contabilidade de Custos implantará gradativamente esse sistema. Quando as operações ou uma atividade não recorrente qualquer não fornecerem essas características,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com