TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade ava direitos humanos

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

NOME

Bruna Soares de Lima

RA

9902004823

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Fernanda Serotini Gordono.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Os direitos econômicos, sociais e culturais, também chamados de direitos sociais, são considerados como a segunda geração de direitos: exigem atitudes e obrigações do estado, visando à igualdade no sentido de trabalho, cultura, lazer, saúde, entre outros.

Já os direitos humanos de terceira geração, garantem a solidariedade entre todas as pessoas e o meio ambiente, com o objetivo de promover condições de vida digna e com qualidade.

A seguir, serão tratados alguns dos pontos mais relevantes de ambas as gerações.

“Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

O direito à saúde faz parte dos direitos econômicos e sociais reconhecidos na Constituição Federal Brasileira de 1988, sendo da Segunda Geração dos Direitos Humanos.

Estes são direitos de igualdade e de garantia, de sujeito passivo, pois é dever do Estado prestar serviços e atendimento em relação à Educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, trabalho, seguridade social, saúde, educação, cultura, lazer pelo desporto, família.

O objeto do direito à saúde é a saúde da população em geral, que deve ser matida através de prestação de atendimento em hospitais, postos de saúde, prevenção de doenças (exames, vacinas), distribuição de medicamentos e até mesmo prestação em dinheiro, como no caso do seguro INSS.

Tanto o direito à saúde quanto os outros pertencentes à segunda geração, são direitos subjetivos, mas contemplados no sistema de garantia. Ou seja, caso sejam infringidos, o cidadão pode e deve valer-se de seus direitos.

“Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

O direito ao meio ambiente pertence à terceira geração de direitos humanos, que são fundamentados na solidariedade. São direitos de sujeito passivo e difusos, pois trata-se todos os indivíduos unidos pelos mesmos objetivos, como o direito à paz, direito ao desenvolvimento, direito à comunicação, autodeterminação dos povos e direito ao meio ambiente.

Já o objeto do direito ao meio ambiente e outros da mesma geração é um tanto quanto abstrato. Pode-se exigir a paz, um meio ambiente preservado, descarte adequado de lixo, uma qualidade de vida de forma geral, porém só será conseguida através da solidariedade entre todos os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (177.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com