TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade de custo

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

[pic 1]

Curso Superior Administração

Período Matutino

ATPS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

Disciplina: Contabilidade de Custos

Professor: Marcia Marcondes                                                              

     

Alunos: Ana Paula Claver       7463686106

   Bianca Campos         6814006590

 Rafaela Xavier         3720666196

  Sidnei Silva         6447306025

    Email: ney_abbr@hotmail.com

                       

                     Taboão da Serra, 31 de Março de 2015.

Sumário

Introdução

A contabilidade de custos tem por objetivo proporcionar conceitos sobre custos variáveis e fixos analisados para obtenção de preços, volume de produção e de serviços prestados evidenciando margens de contribuições e ponto de equilíbrio da organização.

Neste trabalho apresentaremos         a importância dos sistemas de custeio empresarial (CUSTOS DIRETOS E CUSTOS INDIRETOS, CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS), servindo para prevenir e controlar a administração financeira de uma organização, assim sendo, uma ferramenta imprescindível para toda decisão que implique em custos, tais como matérias-primas, gastos financeiros e com pessoal, provisões para amortizações do desgaste físico e tecnológico das máquinas e equipamentos, além de outros.   

Etapa 1

Passo 3

No século XVIII, praticamente só existia a Contabilidade Financeira ou Geral, pois atendia o maior mercado da época o Mercantil e normalmente eram pessoas comuns que faziam este serviço. Com a industrialização acabou se tornando muito complexo necessitando de um profissional mais completo e assim surgiu a profissão de contador, que teve como função principal fazer as adaptações necessárias para a produção nas Indústrias, mas usando a mesma linha de raciocínio da contabilidade geral e financeira.

O valor de estoques dos produtos fabricados nas indústrias passou a ser o equivalente ao valor de compras já utilizados nas empresas comerciais e assim os produtos passaram a compor os custos do produto que compõem sua produção, mais foram mantidas as despesas administrativas, de vendas e financeiras.

Passando estes custos a ser classificados em dois grupos.

Custos diretos: São os custos que podem ser indicados diretamente, está associado diretamente à produção ou execução de prestações de serviços e assim podendo ser mensurados individualmente.

Para poder mensurar esse custo é necessário que a empresa e utilize de um sistema que possa fazer o controle com a ajuda planilhas e regras de controle já pré-estabelecidas, saber exatamente o que as mãos de obras fazem detalhadamente separando hora dia, semana e mês. Na prestação de serviços são um pouco mais delicadas super. Possíveis podem ser utilizados ordens de serviços para mensurar todos os custos com mão de obra, materiais, serviços subcontratados e etc.

Custos indiretos: São os custos que a principio não conseguimos identificar rapidamente, mas que de alguma forma estão ligadas a produção ou prestação de serviços. Um exemplo claro é a graxa utilizada em uma maquinas de produção não conseguimos mensurar diretamente.

E assim com as mudanças mundiais e com as complexidades nos sistemas bancários, com a necessidade de créditos, de novos investidores surgiu a figura da Auditoria que para fazer as comparações dos balanços anteriores e ter parâmetro da vida financeira das instituições tiveram que criar um critério homogêneo de comparação de Demonstrações Contábeis de empresas diferentes. E com este padrão já é estabelecido trazido da contabilidade financeira e geral fazendo só algumas adaptações passou a ser adotada também para efeito de imposto de renda e desta forma uniformizar e facilitar os cálculos para efeito de tributação e na maior parte dos países utiliza este sistema de contabilidade de custos.

A Contabilidade de Custos passou a ser um grande instrumento na contabilidade gerencial auxiliando nos novos desafios e nas novas metas das organizações.

E com ajuda da Tecnologia da Informação nos dias de hoje existem programas que possibilita a junção das três contabilidades fazendo uma administração exata ajudando nas tomadas de decisão e auxilio ao controle.

A missão do controle é fornecer dados para estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão. Sendo o conhecimento dos custos um fator vital para saber se o preço e produto são rentáveis e se é possível reduzir os custos, pois hoje o grande desafio de uma empresa moderna é a redução dos custos da mesma.

E assim a contabilidade de Custos é utilizada não só na área industrial hoje a mesma é utilizadas em todos os setores como: instituições financeiras, empresas comerciais, firmas de prestações de serviços e etc.

Passo 4

- Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I), Custo (C), Despesa (D) ou Perda (P), seguindo a terminologia contábil:

(C) Compra de matéria-prima

(C) Consumo de energia elétrica

(C) Utilização de mão-de-obra

(D) Consumo de combustível

(D) Gastos com pessoal do faturamento (salário)

(I) Aquisição de máquinas

(C) Depreciação das máquinas

(D) Comissões proporcionais às vendas

(D) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)

(C) Depreciação do prédio da Empresa

(C) Consumo de matéria-prima

(I) Aquisição de embalagens

(P) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente

(D) Remuneração do tempo do pessoal em greve

(C) Geração de sucata no processo produtivo

(P) Estrago acidental e imprevisível de lote de material

(P) Reconhecimento de duplicata como não recebível

(D) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com