TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria e contabilidade de impostos na empresa Euro automação indistrial LTDA

Trabalho acadêmico: Auditoria e contabilidade de impostos na empresa Euro automação indistrial LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Na presente produção textual, a empresa fictícia EURO AUTOMAÇÃO INDISTRIAL LTDA, a qual atual no ramo de comércio e manutenção de máquinas industriais, contratou um profissional da área contábil para esclarecer-lhe dúvidas acerca de alguns temas.

Os dirigentes da referida empresa, têm consciência de que uma acertada estratégia é vital para a sobrevivência da entidade, sendo um dos principais pontos o planejamento tributário. Planejamento esse que, pode levar a uma redução significativa da carga tributária suportada pela organização.

Também há outros pontos de interesse para os sócios administradores, como as Ciências Atuarias e o profissional atuário, a importância e função da controladoria dentro da empresa, importância do controle interno, Auditoria interna e externa, dentre outros temas.

Tais assuntos serão abordados na forma de um texto explicativo, no qual serão detalhados cada um dos pontos solicitados, com toda uma fundamentação conceitual e teórica e por intermédio de exemplos.

2 DESENVOLVIMENTO

As Ciências Atuariais correspondem a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões, porém abrange outras áreas coligadas ao tema risco. Suas metodologias são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, dentro de um contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

O profissional atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, e possuir amplos conhecimentos em matemática, estatística, economia, administração, direitos e finanças. É um profissional especialista em mensurar e administrar riscos, agindo no mercado econômico-financeiro, principalmente nas áreas de seguros, previdência complementar aberta e fechada, dentre outros. Seu principal objetivo é garantir a saúde financeira e econômica das empresas.

O órgão regulamentador do trabalho do atuário corresponde ao Instituto Brasileiro de Atuário – IBA, o qual, segundo descrição em sua página da internet, “é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, previdência social e complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial. Para que isso seja possível, o IBA conta com várias comissões de trabalho que se reúnem, periodicamente, em sua sede para discutir questões técnicas e auxiliar na tomada de decisões.”

O Comitê de Pronunciamentos Atuariais é o responsável, dentro do IBA, por emitir as normas de atuária, tendo como objetivos preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Atuária, bem como estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos.

Outro ramo de grande importância dentro das empresas é a Controladoria. Para sabermos qual a importância da controladoria primeiramente devemos conceituá-la. Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiros e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da contabilidade. As funções e atividades exercidas pela moderna Controladoria tornaram-se fatores vitais para o controle e planejamento a médio e longo prazos de qualquer tipo de organização. (OLIVEIRA apud Souza, 2012, p. 53).

É por intermédio da contabilidade que o departamento de Controladoria e de Gestão tira valores atuais e reais, onde irá proporcionar a utilização nos relatórios gerenciais para a tomada de decisões conscientes, dentro do novo enfoque e tendências desta nova era globalizada, por isso o contador possui mais responsabilidade em seus lançamentos contábeis .Apesar da maior parte dos dados para a efetuação da Controladoria ser de origem contábil, a sua atuação não está reduzida a administrar o sistema contábil, da organização. Ela tem uma abrangência maior, transformando-se num verdadeiro banco de dados que subsidia os executivos da companhia com informações importantes ao processo de tomada de decisões, incluindo, também, dados de natureza física e qualitativa.

O profissional destinado à área da Controladoria é denominado como Controller, o qual é o controlador, que é capacitado para exercer sua função com uma formação direcionada, com um domínio pleno de conceitos utilizados em áreas afins. Onde deve garantir que as informações cheguem às pessoas certas e no tempo certo, mas para que isso aconteça deve trabalhar de forma a obtenha um bom conhecimento do seu ramo de atividade para entender os problemas da empresa, e "tem por incumbência maior a analise, diagnostico e proposição de medidas corretivas, com vistas ao cumprimento dos objetivos e metas traçados para a organização como um todo." (MORANTE E JORGE, 2008, p.1)

Os controles internos podem ser enquadrados na área da Controladoria. O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promoverem a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração (ATTIE,1998, p. 110). Uma sólida base de controles internos representa a segurança necessária nas informações geradas pela área de controladoria e, consequentemente, o apoio adequado em todas as etapas do processo de gestão.

Por intermédio de um bom planejamento tributário, visa-se à minimização da carga tributária, o que deverá refletir positivamente nos resultados da empresa. Ainda existe um certo desconhecimento por parte dos empresários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com