TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Comercial como Ferramenta de Apoio à Gestão: um estudo sobre a empresa Comercial Casa Verde Ltda EPP

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: A Contabilidade Comercial como Ferramenta de Apoio à Gestão: um estudo sobre a empresa Comercial Casa Verde Ltda EPP.

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo abordar o contexto atual da Contabilidade Comercial. Trataremos de suas principais áreas de atuação, recentes alterações em sua legislação, sua importância num mundo diante da globalização e da crise financeira. E como foco principal trataremos de sua aplicação como ferramenta de apoio à gestão empresarial.

Conceito:

Empresa comercial é Áquila que tem como principal característica as operações de compra e venda de mercadorias, unindo o fornecedor (indústria/atacadista), ao cliente (consumidor final), cumprindo dessa maneira o papel de varejista.

Dessa forma, a Contabilidade Comercial pode ser conceituada como uma ramificação das Ciências Contábeis que atua nas empresas que praticam ato de comércio com fins lucrativos. As principais operações de empresas comerciais são compra, venda e eventuais devoluções de ambas. Diante dessas operações com mercadorias, há uma necessidade de realizar a apuração de impostos que incidem sobre as mesmas, apuração dos custos operacionais e por fim do resultado do exercício da empresa de modo a levantar dados eficientes para tomadas de decisões.

Mudanças na legislação.

O processo de globalização das economias, abertura de capitais, com um expressivo fluxo monetário ingressando no país e com a captação de recursos no exterior por tarte das empresas nacionais, deu origem a uma nova realidade econômica.

Assim houve necessidade de uma regularização contábil que favorecesse as comparações entre as demonstrações financeiras, afim de que houvesse uma alocação de recursos das empresas a nível mundial.

1.2-GLOBALIZAÇÃO         DA        ECONOMIA 

O processo de globalização passou a ser, nos últimos anos, uma expressão corrente na literatura e no noticiário cotidiano. Sua presença e sua influência são suficientemente marcantes para que não possam deixar de ser considerados. 

A globalização está alterando de maneira fundamental o cenário econômico mundial. Ela é resultado da tendência generalizada à liberalização do comércio e dos mercados de capitais, da crescente internacionalização das estratégias de produção e distribuição das empresas, bem como dos avanços tecnológicos que estão rapidamente aluindo as barreiras ao comércio internacional de bens de serviços e à mobilidade do capital,estando presente na realidade e no pensamento, desafiando grande número de pessoas em todo o mundo. 

1.3 - IMPLICAÇÃO DAS MUDANÇAS NA CONTABILIDADE 

Hoje, a necessidade de um sistema contábil nas empresas é uma realidade. O sistema deve possibilitar um controle eficaz e fornecer à administração todas as informações concernentes à situação patrimonial e financeira, e aos resultados obtidos. 

Li (1977), menciona que a medida que a Contabilidade tem evoluído e ampliado o seu alcance, tornou-se parte essencial de todos os fins empresariais. Preocupa-se com o que aconteceu com o que acontece e com o que se pode esperar que aconteça, portanto, tornou-se indispensável à administração, para assegurar que controles e planejamentos apropriados produzem operações lucrativas. 

Neste contexto, a visão da empresa como um todo e a definição das necessidades representam as premissas básicas para a eficácia do processo. Cabe ressaltar, mais uma vez, a importância da participação do Contador, por ser a Contabilidade uma área de intensa interação com as demais. 

Isto conduziu os profissionais da Contabilidade a redesenhar seus sistemas de informações gerenciais, incorporando novos conceitos que melhor retratam as alterações nos métodos de administração. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com